A partir do próximo dia 16/11, a Secretaria de Estado da Saúde, em parceria com os municípios paulistas, promove um mutirão de testes gratuitos de HIV. A campanha "Fique Sabendo" 2010 tem como objetivo incentivar o diagnóstico precoce da infecção pelo vírus da Aids, que é considerado fundamental para o sucesso do tratamento.
Segundo a secretaria, até 1/12, Dia Mundial de Combate à Aids, cerca de 120 mil exames, dos quais 20 mil testes rápidos (resultados em cerca de 15 minutos), deverão ser realizados em todo o Estado.
Em alguns municípios também haverá atividades de testagem fora dos serviços de saúde ou unidades que irão funcionar em horários alternativos, visando expandir o acesso do exame anti-HIV à população.
Além de oferecer exames à população mais vulnerável ao HIV, como homens que fazem sexo com homens, usuários de drogas, travestis e transexuais, a campanha também pretende incentivar pessoas que nunca realizaram o teste a conhecerem o seu status sorológico verdadeiro, independentemente de sua sexualidade.
"É fundamental que as pessoas com vida sexual ativa façam o teste, para descobrirem se são ou não portadora do vírus HIV e, em caso de positividade, iniciarem imediatamente o tratamento", afirma Maria Clara Gianna, coordenadora do Programa Estadual de DST/Aids. Informações sobre as unidades participantes no Disque DST/Aids – 0800-16-25-50.