Saúde

Saúde altera faixa etária de vacinação contra a hepatite B

Imunização agora foi ampliada para homens e mulheres entre 25 e 29 anos de idade

A faixa etária para vacinação contra a hepatite B, para homens e mulheres, foi alterada. Até o ano passado a dose era disponível somente para a população desde o nascimento até 24 anos, agora também será oferecida gratuitamente, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), para as pessoas que possuem entre 25 e 29 anos.

Durante os meses de janeiro e fevereiro será intensificada a vacinação com o objetivo de aproveitar o período de férias escolares para imunizar a população contra a doença – principalmente os adolescentes com idade entre 15 e 19 anos. Em Guarulhos e região, estima-se que serão 417.134 pessoas imunizadas. No ano passado, foram registrados 95 casos da doença no município.

A hepatite B é uma infecção do fígado que nem sempre apresenta sintomas e pode tornar-se crônica. Cerca de 70% dos adultos expostos ao vírus não apresentam sinais. Somente 30% apresentam sintomas de forma aguda. Segundo dados do Ministério da Saúde, cerca de 5% a 10% dos adultos infectados terão hepatite B crônica.

A doença pode ser transmitida na relação sexual desprotegida e no compartilhamento de objetos contaminados como lâminas de barbear e de depilar; escovas de dente; alicates de unha; materiais para colocação de piercing e tatuagens; além de procedimentos cirúrgicos, odontológicos e de hemodiálise em que não se aplicam as normas adequadas de biossegurança.

Para tomar a dose da vacina basta se dirigir a qualquer uma das Unidades Básicas de Saúde, das 8h às 17h. Vale lembrar que para ficar completamente protegido contra a doença é preciso tomar três doses da vacina. A segunda dose acontece um mês depois da inicial e a terceira, após seis meses.

Posso ajudar?