Cidades

Saúde amplia vacinação da febre amarela e coleta de Papanicolau

Muitas pessoas sem qualquer impedimento para tomar a vacina contra a febre amarela ainda não se protegeram contra a doença, que é grave e pode levar à morte. Para intensificar a vacinação e facilitar o acesso da população às doses, a Secretaria de Saúde vai abrir todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) neste sábado (17), das 8h às 16h, quando também realizará um mutirão para ampliar a coleta de papanicolau (exame de prevenção do câncer de colo de útero).
 
A ação é totalmente gratuita, não necessita de agendamento prévio e é aberta a homens e mulheres. “Além de aumentar a oferta desse exame muito importante para a saúde da mulher, queremos convocar os maridos e namorados para acompanhá-las e assim se imunizar contra a febre amarela, tendo em vista que dos dez óbitos confirmados pela doença no município, até o momento, nove foram de homens não vacinados”, destacou a médica Graciane Dias Figueiredo Mechenas, secretária-adjunta de Saúde.
 
No sábado, as 69 UBS também irão intensificar a imunização contra HPV, varicela e meningite, bem como atualizar as demais doses do calendário em atraso. Para ampliar o número de pessoas vacinadas contra a febre amarela na cidade, a Secretaria de Saúde também está levando a vacina aos locais com grande concentração de público, como no Internacional Shopping, onde foram imunizadas 291 pessoas nesta terça-feira (13), das 10h às 15h.
 
Chamada de extra-muro, essa vacinação no Internacional Shopping prossegue até sexta-feira próxima (16), das 10h às 15h, uma vez que o local tem grande circulação de pessoas, principalmente por conta do cadastro biométrico do TRE realizado em suas dependências. Outras ações como essa terão continuidade até o final deste mês, contemplando também algumas igrejas, terminais de ônibus, rede de supermercados, entre outros estabelecimentos.
 
Papanicolau
Já para participar do mutirão de papanicolau não há restrição de idade nem necessidade de apresentação de pedido médico. Toda mulher que já iniciou a atividade sexual poderá submeter-se ao exame preventivo, que será oferecido nas 69 UBS.
 
Segundo o INCA – Instituto Nacional de Câncer – o câncer do colo do útero é o terceiro tumor mais frequente na população feminina, atrás do câncer de mama e do colorretal, e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil. As alterações das células que podem evoluir para o câncer são descobertas facilmente no exame preventivo e são curáveis na quase totalidade dos casos. Por isso é importante a realização periódica do papanicolau.
 

Posso ajudar?