Cidades

Saúde capacita 60 práticos de farmácia neste 1º semestre

A Assistência Farmacêutica da Secretaria de Saúde, por meio da Comissão de Integração de Farmácia, acaba de concluir a segunda capacitação técnica e administrativa para 60 práticos de farmácia da rede. A formação ocorreu de forma inédita na Secretaria de Saúde, através da plataforma de ensino a distância, com três encontros presenciais (início, meio e fim), realizados na Escola SUS (Bom Clima).
 
Coordenada pela farmacêutica Giselle Bartelotti Nunes, com o apoio dos demais profissionais da área, e construída com o apoio da Escola SUS, a plataforma de ensino a distância foi experimentada pela primeira vez com esta finalidade no final do ano passado, com o projeto piloto que capacitou outros 28 práticos de farmácia. O objetivo é uniformizar o conhecimento desses trabalhadores em oito temas relevantes para sua atuação no município.
 
Para tanto, o conteúdo, que foi trabalhado a partir de exercícios de fixação e de dispersão, contextualizando a técnica com a realidade da rede, abordou os seguintes temas: atribuição, legislação farmacêutica, formas farmacêuticas, classificação terapêutica, vias de administração, cálculo de medicamentos, normas de prescrição e dispensação e referências de acesso.
 
Até o final do ano, a Assistência Farmacêutica pretende capacitar a totalidade dos práticos de farmácia, que somam 160 trabalhadores. “A função de prático de farmácia é preenchida por meio de concurso público, que exige do candidato formação de nível médio. Por isso, consideramos muito importante essa capacitação para padronizar a atuação na cidade”, explicou Giselle.

Posso ajudar?