Saúde

Saúde concluirá relatório sobre mortes em 1º de julho

Secretário da pasta assume "prováveis problemas", bem como "falha humana"

A Comissão de Sindicância da Secretaria Municipal da Saúde para apurar as 14 mortes ocorridas em dois meses no Hospital Municipal da Criança (HMC) deve apresentar relatório conclusivo até 1º de julho. Apesar de a pasta afirmar que as investigações começaram na semana passada, a portaria de instituição da comissão foi publicada somente ontem no Diário Oficial do Município.

Na portaria, assinada pelo secretário municipal de Saúde, Carlos Derman (PT), ele admite "prováveis problemas na rede de gases, bem como falha humana". A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do HMC foi interditada pelo Centro de Vigilância Sanitária (CVS), da Secretaria de Estado da Saúde, por diversas irregularidades, como ausência de Programa de Controle de Infecção Hospitalar e constatação de altas taxas de infecção que podem ter resultado 10 mortes.

A Progresso e Desenvolvimento de Guarulhos (Proguaru) iniciou a reforma da UTI no sábado passado. A secretaria afirma que não sabe quais serão os custos totais da obra e quando o local será reaberto para atendimento. Contudo, a Vigilância Municipal deve realizar vistoria antes disso. A UTI já tinha sido reformada em 2009 por R$ 70 mil.

Na próxima segunda-feira, às 14h, Derman prestará esclarecimentos sobre os procedimentos adotados no HMC à Comissão de Saúde da Câmara Municipal.

 

Posso ajudar?