Saúde

Saúde espera vacinar mais de 100 mil crianças contra sarampo e pólio

Primeira fase da imunização terá início no dia 18 deste mês

A campanha contra a poliomielite, ou paralisia infantil, será feita em duas etapas. A primeira fase começa em 18 de junho. No mesmo dia, Guarulhos também participa da vacinação contra o sarampo. As campanhas serão realizadas em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade, das 8h às 17h. A expectativa é imunizar cerca de 107 mil crianças contra o sarampo, e aproximadamente 104 mil crianças contra a pólio.

Todas as crianças menores de cinco anos devem tomar as duas gotinhas para prevenir a paralisia infantil. No dia 13 de agosto, segunda fase da campanha, os pais ou responsáveis devem levar as crianças novamente aos postos de vacinação, para que elas recebam mais duas gotinhas contra a poliomielite.

A pólio é uma doença infectocontagiosa, que afeta o sistema nervoso, provocando paralisia, principalmente nos membros inferiores. A doença é causada e transmitida pelo poliovírus, na maior parte dos casos, por via oral.

Segundo o Ministério da Saúde, o último caso de poliomielite no Brasil foi registrado em 1989, na Paraíba. Em 1994, o país recebeu da Organização Mundial da Saúde (OMS) o certificado de eliminação da doença. No entanto, é necessário continuar vacinando as crianças porque o vírus da paralisia infantil ainda circula em outros países.

Além da pólio, as crianças entre um ano e menores de sete anos devem ser vacinadas contra o sarampo.

Posso ajudar?