Cidades

Saúde faz ações de prevenção e lazer na Semana do Idoso

Nesta quinta-feira (15), a Secretaria de Saúde participará ativamente da 18ª Semana da Pessoa Idosa de Guarulhos, com a realização de várias atividades de prevenção e lazer no Bosque Maia, das 9 às 14 horas. Coral, dança sênior, dança do balaio, artesanato, avaliação funcional e exame bucal para prevenir o câncer de boca são algumas das atrações programadas pelos profissionais de Saúde para a data.
 
A Semana é promovida pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa. Com o tema “Envelhecer é como uma grande viagem, valorize!”, a programação deste ano teve início nesta segunda-feira (12) e se estende até domingo (18), com a 8ª Caminhada da Terceira Idade, que sairá do Bosque Maia às 9h, encerrando oficialmente o evento.
 
No entanto, as atrações para as pessoas acima de 60 anos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) serão realizadas até o final do mês. Dentre as atividades preparadas pelas UBS para a população idosa estão orientações em sala de espera sobre hipertensão arterial, diabetes e prevenção de quedas; atividades físicas como relaxamento e alongamento, aeróbica e zumba; oferta de testes rápidos para o diagnóstico de doenças; palestras sobre a saúde física e mental do idoso; café da manhã e apresentação musical.
 
Também estão previstas atividades recreativas, como torneios de bingo, artesanato e pintura; palestras sobre os cuidados com a alimentação, sobre saúde bucal e limpeza das próteses, sobre violência familiar e o Estatuto do Idoso; e sobre sexualidade e doenças sexualmente transmissíveis na terceira idade. Em algumas UBS também haverá intensificação das consultas médicas para a população idosa.
 
Para a gerente da Área Estratégica da Pessoa Idosa da Secretaria de Saúde, Célia Ohara, a intenção é sensibilizar a população sobre a importância da mudança de hábitos para ter uma vida mais saudável, com autocuidado e promoção da saúde. “Trabalhamos também a busca da autonomia e participação ativa da pessoa idosa, pois a longevidade está crescendo em nossa cidade”, explicou.
 
 
 
 
 
 

Posso ajudar?