No entanto, o péssimo atendimento à população vai muito além da falta de médicos. Guarulhos, administrada pelo PT há 12 anos e oito meses, se tornou um exemplo negativo, bastante explorado pela grande mídia.
Na semana passada, a Rede Globo resolveu dar uma passada em várias UBSs (Unidades Básicas de Saúde) em diferentes bairros de Guarulhos. Em julho, foi o CQC, programa da TV Bandeirantes, que esculachou com a Prefeitura por não concluir uma obra já contratada em Cumbica para a construção de uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento). O foco das TVs encontra eco junto à população, cansada de bater com o nariz na porta dos postos de saúde no município.
O prefeito Sebastião Almeida (PT) – no cargo há quatro anos e oito meses – foge do tema como pode. Coloca seu vice, o secretário de Saúde, Carlos Derman, na linha de tiro para falar sobre o assunto. Não por acaso, ele é um dos poucos nomes ainda ligados ao ex-prefeito Elói Pietá que permanecem na administração. Ou seja, para Almeida, na disputa interna do partido, o desgaste de Derman respingaria muito mais sobre Pietá no que nele próprio.
O apresentador do Bom Dia SP, Rodrigo Bocardi, em entrevista ao vivo com Derman, jogou a batata assando para as mãos do secretário. “Vocês estão na segunda gestão. Não pode dizer que houve uma herança maldita”. O jornalista só esqueceu que Derman e Almeida fizeram parte do governo de Pietá. São quase 13 anos de PT na administração sem que a população pudesse enxergar uma luz no fim do túnel em relação à saúde.
O vice de Almeida, aliás, foi enfático quando questionado se via algum horizonte na área em que ele é responsável e que foi considerada caótica pela TV Globo. “Eu enxergo o seguinte.
Cada vez as pessoas vivem mais, cada vez morrem menos crianças… Nosso SUS atende mais gente. Precisamos mais também. Dizer que enxergamos a solução, não podemos. Ainda temos muitas demandas não atendidas”.
Derman concordou que os problemas no atendimento são graves e até tentou engrossar o coro do ministro da Saúde, querendo argumentar que o programa Mais Médicos vai ajudar na solução. Porém, o secretário omitiu um detalhe. Desde que foi anunciado o programa eleitoreiro de Padilha, apenas dois médicos estrangeiros se interessaram em trabalhar em Guarulhos, numa demonstração que o Mais Médicos será só mais um projeto para “inglês ver”.
Leia também:
SAÚDE – CQC revelou obra parada de UPA no Jardim Cumbica
SAÚDE – UPA do Jardim Paulista está às moscas
SAÚDE – Porque ninguém quer trabalhar em Guarulhos