A imunização contra o sarampo será incluída na campanha de vacinação que a Secretaria estadual de Saúde realiza contra a poliomielite, também conhecida como paralisia infantil. A prevenção, que terá início em 18 de junho, tem por objetivo vacinar as crianças de até seis anos de idade antes das férias escolares. No casa do sarampo, somente as crianças de 0 a 4 anos de idade receberão a dose. As vacinas atrasadas poderão ser atualizadas na ocasião.
A meta da Secretaria, que age em parceria com as prefeituras, é imunizar cerca 3,17 milhões de crianças contra as duas doenças. Para tanto, contará com uma equipe de cerca de 51 mil profissionais em 14 mil unidades de saúde. Somente neste ano foram identificados nove casos de sarampo no país, todos relacionados ao vírus D4, que circula na Europa com concentração na França. Naquele país já foram registrados 9 mil casos do vírus nos primeiros meses de 2011. Localidades da África e Oceania também tiveram casos. Em São Paulo, há um caso suspeito do sarampo em fase final na região de Campinas.
A pasta de Saúde orienta ainda a população a ficar atenta aos sinais do sarampo, que são febre e manchas avermelhadas pelo corpo, podendo vir ou não acompanhadas de tosse, coriza e conjuntivite. A orientação dos profissionais é para que o paciente evite contatos desnecessários com outras pessoas e procure imediatamente um posto de saúde.