Em comemoração ao Dia Internacional de Prevenção das Doenças do Trabalho (LER) em 28 de fevereiro, funcionários do Cerest estarão orientando cidadães da região central
Para comemorar o Dia Internacional de Prevenção das Doenças do Trabalho (LER – Lesões por Esforços Repetitivos, e DORT – Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho) em 28 de fevereiro, funcionários do Cerest (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador) estarão orientando frequentadores da região central da cidade.
A atividade está prevista para começar às 8 horas, estendendo-se até as 12 horas, no calçadão da rua Dom Pedro II. Os sindicatos dos Metalúrgicos e Sincoverg (Condutores) deverão participar do evento.
Assistentes sociais, psicólogos, pessoal de enfermagem e fisioterapeutas do Cerest ocuparão tendas montadas no local para levar orientações e distribuir folhetos informativos. Os organizadores pretendem ampliar o grau de conscientização das pessoas para, assim, reduzirem ou controlarem o mal.
Conhecidas na antiguidade como doenças dos escribas e notários (devido às atividades repetitivas), as doenças (LER e DORT) se alastraram com a industrialização e o avanço tecnológico no século XX. No Brasil, os primeiros casos foram identificados na década de 1980, entre os digitadores.
Segundo a gerente do Cerest, Walquíria de Cerqueira César Kasas, essas doenças são causadoras de um grande problema de saúde pública. “Já representam mais de 45% dos benefícios previdenciários concedidos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Elas afastam um grande número de trabalhadores ainda jovens, no auge de suas capacidades produtivas”, lembrou.
Serviço: Centro de Referência em Saúde do Trabalhador
Rua Carutapera, 163 – Gopoúva – Tel – 2472-5492 e 2472-5495
Funciona de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas