Termina na próxima segunda-feira (5) a entrega de troféus, medalhas, squeezes e camisetas em nove unidades escolares das redes municipal e estadual de ensino pelo projeto “Driblando a Tuberculose” – Estratégia Juntos na Prevenção, do Ministério da Saúde. O objetivo é informar os alunos sobre a doença, utilizando o futebol e o esporte como ferramenta de comunicação em saúde nas escolas. Já a premiação é resultado do concurso lançado em junho passado nas modalidades história em quadrinhos, slogan e paródia.
Promovido pela Secretaria Municipal de Saúde, através do Programa de Controle da Tuberculose, Programa Juntos na Prevenção e Programa Saúde na Escola, e em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Diretorias de Ensino Norte e Sul, o projeto capacitou professores de 12 escolas, entre os meses de junho, agosto e setembro, para trabalhar o tema em sala de aula, desde a pré-escola até o EJA (Ensino de Jovens e Adultos).
Para tanto, Guarulhos recebeu 1.200 bolas com mensagens ilustrativas de prevenção, traves, bem como material educativo, incluindo vídeos, cartazes e folhetos, que foram utilizados para disseminar informações sobre a doença entre os escolares. Além disso, o município também comprou e distribuiu uma régua e um lápis com o símbolo do projeto a cada aluno participante.
Depois de trabalhar o tema em sala de aula, os alunos foram incentivados a produzir histórias em quadrinho, slogans e paródias. Cada unidade escolar participante foi vinculada a uma Unidade Básica de Saúde (UBS), cujos profissionais também participaram do projeto, indo até a escola para tirar dúvidas e se envolvendo pessoalmente na execução das tarefas.
Os trabalhos apresentados (três por escola, sendo um de cada modalidade) foram avaliados por uma comissão julgadora composta pelo grupo gestor do Programa Saúde na Escola, que reúne profissionais de Saúde e das redes municipal e estadual de ensino. Das 12 unidades escolares participantes, nove receberam troféus. Os alunos das classes premiadas ganharão medalhas e squeezes com o logo do projeto. Já os professores e profissionais das UBS envolvidas serão condecorados com camisetas e squeezes.
Premiadas
As escolas estaduais premiadas são: Orlando Minella, Maurício Nazar, Érico Veríssimo e Anna Lamberga e Bom Pastor II. Já as municipais são: Dorival Caymme, Darci Ribeiro, Ione Gonçalves e Celso Furtado. Elas ainda passarão por uma segunda seleção, que elegerá alguns desses trabalhos apresentados para reprodução como material educativo do município.
Segundo a coordenadora do Programa Municipal de Controle da Tuberculose, Noemi Tomoko Matsuda de Lima, mais mil squeezes, 500 medalhas, além de troféus e camisetas serão distribuídos para as UBS que não participaram do projeto este ano, mas tenham interesse em desenvolvê-lo em 2017. “Nossa intenção é que a criança seja um mini-agente de saúde na comunidade, indicando as UBS para as pessoas que estejam com tosse há mais de três semanas”, disse.
A coordenadora explica que todas as UBS da cidade oferecem o teste para a detecção da tuberculose, cujo resultado fica pronto em 24 horas. Se positivo, o paciente tem encaixe garantido na agenda do médico na mesma data, para que possa iniciar o tratamento o mais rápido possível e alcançar a cura. Em Guarulhos são diagnosticados cerca de 400 casos novos por ano.