Cidades

Saúde promove 1º Seminário de Integração e Práticas de Vigilância

Estreitar a comunicação e a interação entre saberes, práticas e processo de trabalho foi o objetivo do 1º Seminário de Integração e Práticas de Vigilância em Saúde, realizado na manhã desta segunda-feira (25), no Adamastor Centro. Cerca de 200 trabalhadores da área participaram do evento.
 
 
Segundo explicou Valeska Aubin Zanetti Mion, diretora do Departamento, a proposta do seminário foi reunir os profissionais de suas seis Divisões Técnicas: Verificação de Óbitos e Nascidos Vivos, Epidemiologia e Controle de Doenças, Centro de Controle de Zoonoses, Vigilância Sanitária, Laboratório de Saúde Pública e Centro de Referência à Saúde do Trabalhador (Cerest), para alinhar os processos de trabalho.
 
 
“As atribuições dessas seis Divisões Técnicas do Departamento de Vigilância em Saúde têm muitas interfaces e percebíamos que as ações estavam muito fragmentadas. O Seminário serviu para que cada uma delas detalhasse seu ramo de atuação para que, a partir de agora, os vários setores possam conversar melhor e trabalhar de forma integrada”, destacou a diretora.
 
 
O Departamento de Vigilância em Saúde visa assegurar o cuidado integral à saúde das pessoas, por meio de ações de prevenção de doenças. Objetiva também promover a qualidade de vida, empoderando a sociedade para reduzir a vulnerabilidade e os riscos à saúde. Dentre suas principais atribuições destacam-se o monitoramento epidemiológico das doenças, a elaboração e análise de perfis demográficos e proposição de medidas de controle, além de ações educativas para a população.

Posso ajudar?