Economia

SCPC – Negativação: combatendo a inadimplência nas empresas

O serviço possibilita a inclusão gratuita do cliente inadimplente no maior banco de informações comerciais da América Latina

O aquecimento da economia tem levado muitos brasileiros às compras, sobretudo pela facilidade na concessão de crédito. O aumento do consumo faz também aumentar o número de inadimplentes. Para ajudar o empreendedor a recuperar o dinheiro perdido, a ACE-Guarulhos disponibiliza uma importante ferramenta no combate à inadimplência: o SCPC – Negativação.

O serviço possibilita a inclusão gratuita do cliente inadimplente no maior banco de informações comerciais da América Latina, o SCPC. A ACE fica com a responsabilidade de enviar a postagem obrigatória alertando o consumidor sobre a negativação.

A grande novidade é que, a partir de fevereiro, o empreendedor pagará apenas pela exclusão do nome do inadimplente do banco de dados. A taxa para exclusão é de R$ 3,50. Para realizar a negativação, o empreendedor precisa disponibilizar as seguintes informações: nome completo, data de nascimento, endereço completo, CPF, RG, data do vencimento da dívida e o valor e número do documento que originou o débito.

Treinamento – Com a finalidade de capacitar o empresário associado quanto à importância da Negativação, a ACE-Guarulhos realiza constantemente um treinamento do serviço. Quem participa fica sabendo o que pode ser incluído no banco de dados da Rede Nacional de Informações Comerciais (RENIC), como dívidas referentes a contratos, títulos de crédito, duplicatas, notas promissórias e cheques (alíneas 12, 13 e 14) desde que exista um documento que comprove a dívida. Serão tratados, ainda, temas importantes, tais como: os motivos para devolução de cheques e o Código de Defesa do Consumidor. Informações por meio da Central de Relacionamentos: 2137-9333.

Posso ajudar?