Política

SDU presta esclarecimentos sobre ações após desabamento de construção

Vereadores ouviram de representantes da Secretaria de Desenvolvimento Urbano o que tem sido feito até agora e as próximas providências a respeito.
 
        A Comissão de Desenvolvimento Urbano e Desenvolvimento Econômico da Câmara de Guarulhos reuniu-se nesta quinta-feira (13) com representantes das Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano. Na pauta, os vereadores Verinha Souza (PTdoB), Gileno (PSL) e Romildo Santos (PSDB) queriam saber do secretário Paulo Carvalho e a gestora do Departamento de Licenciamento Urbano Ana Lúcia Rodrigues Malufi o que o órgão tem feito em relação ao desabamento de um prédio em construção na Avenida Presidente Humberto Castelo Branco, altura do número 1.900, no bairro Itapegica, ocorrida em dezembro de 2012.

 “Temos visto na imprensa denúncias de irregularidades na atuação de construtoras e gostaríamos de saber, especificamente neste incidente, que vitimou um trabalhador, as providências tomadas pela Prefeitura”, explicou o vereador Romildo Santos. Ana Malufi explicou que o que cabe à Prefeitura vem sendo realizado desde a notificação do desabamento. “Acionamos Defesa Civil, bombeiros, Secretaria de Transportes e Trânsito, isolamos a área para as buscas ao trabalhador soterrado, levantamos a documentação pertinente, intimamos a construtora e refazer o passeio público, e este trabalho tem tido continuidade”, descreveu. “Sobre a feitura do projeto e execução da construção, são situações que não cabem à Prefeitura, mas, sim, aos Conselhos de Engenharia e de Arquitetura”, acrescentou a gestora.

            O secretário Paulo Carvalho lembrou que a pasta continua levantando a documentação e atendendo requerimentos que dizem respeito à obra. “Aguardamos o posicionamento  de um perito nomeado para  avaliar o incidente para poder tomar outras providências que nos dizem respeito, inclusive autorizar o reinício da obra completou o secretário.

            Além deste assunto a Comissão deliberou alguns projetos de Lei durante a reunião:

·PL 2485/2013, assinado por Lamé (PTdoB) e outros, que restringe a venda de artigos de fumo a lojas especializadas, chamadas tabacarias e similares, recebeu parecer contrário;

·PL 2475/2013, de autoria da vereadora Verinha Souza, que dispõe sobre os Centros de Formação de Condutores instalados no Município que deverão oferecer veículo adaptado às pessoas com deficiência para obterem a Carteira Nacional de Habilitação. A autora deverá fazer novos estudos para futura discussão.

·PL 6871/2013, de autoria do Vereador Ramos da Padaria (PP) e outros, que desafeta área pública e autoriza outorga de concessão de uso de bem imóvel à Associação dos Centros de Formação de Condutores e Autoescolas de Guarulhos para implantação de um local permanente para realização dos exames práticos na direção veicular, deverá passar por novos estudos para futura discussão;

·PL 7348/2013, de Laércio Pereira (PT), que dispõe sobre a introdução de normas para a utilização de sistema com identificação visual em cores e de rastreabilidade com datamatrix de todos os instrumentos cirúrgicos utilizados nas redes pública e particular dos hospitais em Guarulhos, recebeu parecer contrário;

PL 7393/2013, de Prof. Auriel (PT), que dispõe sobre a passagem adequada, em caixas de pagamentos, para obesos, gestantes e pessoas com necessidades especiais em supermercado, hipermercado, lojas de conveniência, recebeu par3ecer contrário.

 

Posso ajudar?