O Flamengo se livrou definitivamente do perigo de rebaixamento para a quarta-divisão, já que – mesmo sem marcar pontos – abriu cinco de diferença para os dois times que vêm nas duas últimas posições. Barueri e Paulínia figuram com 18 pontos a apenas uma rodada do final da primeira fase.
A equipe comandada por Ronaldo Moraes, caiu da segunda para a quinta posição, figurando fora do G4, grupo dos quatro que se classificam para a próxima fase. Mesmo assim, o Flamengo, com 23 pontos, precisa apenas vencer o Paulínia, o penúltimo colocado do Grupo 2, no próximo domingo para avançar à próxima fase. Isso porque duas equipes que estão acima do Corvo na tabela – Internacional de Limeira, com 26 pontos, e Taubaté, com 24, se enfrentam na rodada final.
Se o Flamengo vencer, chegará a 26 pontos. No caso de vitória do Inter sobre o Taubaté, a equipe de Limeira pulará para 29 enquanto o adversário permanecerá com 24. Em caso de empate, o Inter vai para 27 e o Taubaté fica com 25. Na hipótese do Taubaté vencer, pula para 27 deixando o Inter com 26, mesmo número do que o Flamengo poderá chegar. Neste caso, o time de Guarulhos levará vantagem nos critérios de desempate, porque terá uma vitória a mais.
Já o Velo Clube, que pegará o Barueri na casa do adversário, também poderá ser superado pelo Flamengo em caso de derrota. Ou seja, o time guarulhense depende apenas de suas forças para permanecer na competição. O Grêmio Osasco, com 29 pontos, em primeiro lugar, já garantiu um lugar na próxima fase, que irá definir as quatro equipes que subirão à série A2, a segunda divisão do futebol paulista.