Cidades

“Se você visse o que acabei de ver, com certeza se protegeria mais”, afirma Guti ao sair de UTI do 3CGru

Durante live deste sábado, prefeito de Guarulhos entrou na UTI do hospital de campanha e mostrou como é o atendimento

 O prefeito Guti (PSD), durante sua live deste sábado, entrou nas dependências do 3CGru (Centro de Combate ao Coronavírus de Guarulhos), o hospital de campanha da cidade, para mostrar como está o atendimento no local. Segundo a Prefeitura, há 55 pessoas internadas, sendo 18 em UTis (Unidades de Terapia Intensiva).  

Guti chegou de surpresa ao 3CGru e, antes de entrar nos locais onda há pacientes internados, colocou todos os equipamentos de proteção necessários, como luvas, capa, máscara, protetor facial e touca. Como prefeito, ele ingressou primeiro nas enfermarias, onde viu médicos e enfermeiros prestando atendimento aos pacientes. Passou pelas áreas de triagem e consultório, até se dirigir às UTIs.  

No sábado passado, Guti esteve no local para mostrar as 10 novas UTIs ainda vazias, que foram implantadas, aumentando a capacidade para atendimento de alta complexidade para 24 unidades. Desta vez, ele se deparou com um hospital bastante cheio, com pacientes sendo atendidos. Nada menos que 18 pessoas se encontram nas UTIs. Sem mostrar os rostos dos pacientes, ele pode mostrar como eles são atendidos, devidamente intubados e recebendo todo o aparato tecnológico e humano necessário para salvar suas vidas.  

Em alguns momentos, Guti – bastante emocionado – tinha a voz embargada quase que por um choro. “Este é um lugar que não pode receber visitas. É o último lugar do mundo que alguém deve querer vir”, disse. A passagem pela a UTI foi o momento mais difícil da visita do prefeito. Um paciente, internado há 12 dias e que estava para deixar o recinto, reconheceu o prefeito o chamou para agradecer. Guti chegou a conversar com o homem, que autorizou ter as imagens mostradas.

Ao sair do 3CGru, o prefeito de Guarulhosdisse: “Você não sabe a agonia que é estar lá dentro. É muito triste. Tudo que a gente pode fazer aqui fora é dar subsídios, nos empenhar, para que este trabalho seja continuado”. 

Ainda emocionado, antes de encerrar a liveGuti fez um apelo à população para que mantenha o isolamento social mesmo com a reabertura da economia, iniciada na última sexta-feira. “Vocês da área de medicina são heróis. Se você visse o que eu acabei de ver, com certeza se protegeria mais. Se as pessoas não entenderem que precisam ficar em casa se puderem, é provável que esse vírus se alastre. E a gente vai ter que retroceder”, lembrou. “Vamos fazer uma retomada consciente. Depende muito de você também. Hoje vocês viram o que é a realidade”, encerrou.   

Assista a live em https://www.facebook.com/gutioficial/videos/206347200455509/

Posso ajudar?