O Sebrae-SP lança a Cartilha Venda Melhor Dia das Crianças para auxiliar os comerciantes a aumentarem as vendas nesta que é, ao lado do Natal, a mais importante data do ano para o varejo de brinquedos e demais segmentos voltados ao público infantil. Para obter a cartilha, disponível na internet em http://sebr.ae/sp/vm_dcriancas2014, o empreendedor deve se cadastrar no site. Ou se preferir, ainda pode ir pessoalmente ao Escritório Regional do Sebrae-SP em Guarulhos, na Avenida Esperança, 173, no Centro. Mais informações pelo telefone (11) 2440-1009.
Com o mote “Os presentes são para os pequenos, mas as oportunidades são para quem pensa grande”, o material concentra informações ensinando dicas de marketing apresentando qual a melhor abordagem para atender os pequenos, como confeccionar uma boa vitrine, tirar proveito das redes sociais e vender presentes por faixa etária, entre outras. “As orientações disponíveis no Escritório Regional do Sebrae-SP em Guarulhos ajudarão os empresários entenderem como melhor poderão aproveitar as oportunidades para gerar mais negócios nesta importante data comemorativa, e fará a diferença em relação a sua concorrência”, explica Marcelo Paranzini, gerente do Escritório Regional do Sebrae-SP em Guarulhos.
Quanto à decoração da loja, uma das abordagens contidas no material desenvolvido pelo Sebrae-SP, a ideia é enfeitar o espaço sem apelar. “Vale transmitir mensagens lúdicas, criar um quebra-cabeças gigante para as crianças e até mesmo colar na vitrine um poema sobre a infância. Isso vai trazer na memória do adulto como era sua própria infância”, diz o consultor do Sebrae-SP, José Carmo.
Uma boa vitrine é importante, atrai clientes. Para alegrar crianças de diferentes idades, é recomendável delimitar espaços específicos para cada faixa etária. No entanto, uma separação entre meninos e meninas também pode garantir bom retorno do público consumidor. “Quanto mais atrativa a loja, maior a chance de vendas, a cartilha contém diversas dicas para arrumar a loja nesse sentido”, diz a técnica do Sebrae-SP em Guarulhos, Mônica Gonçalves.
A cartilha também traz boas dicas para vender bem na área virtual. As redes sociais podem ser um aglutinador para a comunicação – hoje as crianças começam a navegar na web cada vez mais cedo. Proporcionar espaço para fácil navegação e visualização ampliada, além de estruturas intuitivas e de interfaces amigáveis são uma necessidade.
Para atender bem os pequenos, reforça a cartilha, é necessário tratá-los com seriedade, além de evitar a linguagem infantilizada demais e não falar com superioridade e condescendência. O importante é deixar claro que você os entende. “A segmentação de mercado por faixa etária auxilia o lojista a entender os desafios na hora de atender o público infantil. Produtos dispostos na altura da visão dos pequeninos, por exemplo, além de cores fortes e balões ajudam a atrair a atenção da garotada e podem refletir positivamente no faturamento da loja”, afirma o diretor técnico do Sebrae-SP, Ivan Hussni.
DICAS PARA VENDER MAIS NO DIA DAS CRIANÇAS
1 – Aplique adesivos nas vitrines. Usando a criatividade com recursos baratos como balões, bonecas de pano e cores alegres é possível criar uma vitrine muito atrativa.
2 – Aposte em personagens, silhuetas de animais ou flores e padrões de estamparias alegres. Combine com piso de grama sintética, carpete ou pintura colorida.
3 – Atenda com o coração e sorria sempre. Sorrir é o óbvio, mas infelizmente poucos praticam o óbvio.
4 – Tenha bastante paciência. A criança não sabe exprimir bem a relação prática com o produto.
5 – Dê dicas de presentes de acordo com faixa etária. Informação e bom senso farão com que os presentes sugeridos pela sua loja sejam um sucesso e despertem a vontade da criança em adquiri-los, além da imensa alegria de ter recebido algo que adorou.
6 – É possível comprar uma lista de endereços de empresas filiadas à Associação Brasileira de Marketing Direto (ABEMD). Com essa lista, será possível enviar, pelo correio, um catálogo de ofertas para a criança. Ou mesmo no catálogo dar o endereço da sua loja virtual para que os pequenos possam ver os produtos.
7 – Faça um pós-venda eficiente. Surpreenda o cliente. Ligue dois dias após a venda e pergunte como está o produto ou serviço adquirido. Essa é a importância de se ter um banco de dados.​