Com orientações detalhadas, material ensina como se preparar para obter bons resultados no evento que antecede o Natal
Para ajudar os lojistas a incrementarem as vendas na Black Friday, que neste ano será realizada em 28 de novembro, o Sebrae-SP lançou a cartilha VM Black Fryday. Criado no início da década de 1960 pelo varejo norte-americano para marcar uma ação de vendas anual antes da temporada de compras do Natal, a versão brasileira do evento chega à sua quinta edição.
Com explicações detalhadas, a cartilha ensina ao empresário como definir a faixa de desconto que será oferecida para cada cadeia de produtos, a divulgar o evento pela loja virtual e física, como compor da vitrine e também traz dicas para liquidar o estoque na data. “Planejar a participação na Black Friday é fundamental. Aproveite a mídia espontânea do evento e estabeleça o mix de produtos que serão ofertados, definindo a faixa de descontos que será oferecida para cada categoria. Este é um momento importante para manter e conquistar novos clientes”, afirma o diretor-superintendente do Sebrae-SP, Bruno Caetano.
Ação agregadora de ofertas que funciona como uma espécie de termômetro para as vendas de final de ano, a Black Friday está em franco crescimento no país. Na edição de 2013, o evento movimentou R$ 424 milhões no Brasil. A expectativa é que este número será superado neste ano. Nas análises da Clear Sale/Busca Descontos, a região Sudeste concentrou 68% das vendas, seguida da Sul e Nordeste (ambas com 12%), Centro-Oeste (6%) e Norte (2%).
Quem quiser pode acessar a cartilha pelo link http://sebr.ae/sp/vm_bfriday2014, basta inserir o CNPJ.