O Sebrae-SP e o Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (Crosp) lançaram o programa “Dentista Empreendedor”. A ação tem o objetivo de oferecer orientações aos cirurgiões-dentistas e profissionais da área sobre gestão empresarial e empreendedorismo por meio da realização de palestras, oficinas e atendimentos. No site das duas instituições, também serão disponibilizados cursos de educação a distância em áreas como finanças, marketing e planejamento.
O primeiro resultado da parceria já foi apresentado: a cartilha “Como abrir e fazer a gestão de uma clínica odontológica” específica para a classe. O material discorre sobre a legislação vigente para abrir uma clínica odontológica e oferece dicas e alertas sobre os cuidados necessários para a gestão de uma empresa.
Para o diretor-superintendente do Sebrae-SP, Bruno Caetano, saber lidar com ferramentas de gestão é fundamental para o bom rendimento da empresa “Nem sempre o melhor dentista alcança sucesso como dono de clínica. O gerenciamento de um negócio não está baseado no conhecimento técnico obtido na faculdade. Para aqueles que não dominam essencialmente esses temas existe o Sebrae para ajudá-los”.
Para o presidente do Crosp, Dr. Claudio Yukio Miyake, a classe odontológica pretende trabalhar a partir de agora como um verdadeiro empreendedor. Com a técnica adequada, com modernidade e, principalmente, com a ética profissional.
Atualmente o estado de São Paulo conta com 52.592 empresas constituídas no setor de saúde, sendo 9,3 % clínicas odontológicas. O segmento é responsável por 86.891 empregos.
Cartilha “Como abrir e fazer a gestão de uma clínica odontológica”
Resultado da parceria firmada entre Sebrae-SP e Conselho Regional de Odontologia de São Paulo, a cartilha “Como abrir e fazer a gestão de uma clínica odontológica” orientará profissionais da área da saúde quanto ao gerenciamento de consultórios e clínicas. As dicas se aplicam também aos laboratórios de prótese, clínicas de radiologia e comercializadoras de produtos odontológicos.
O material apresenta estratégias de administração pensadas especificamente para a rotina dos profissionais da odontologia, através de processos e conceitos de empreendedorismo abordados de forma ética, simples e prática. Outro ponto abordado refere-se à legislação vigente para abrir um negócio no segmento.
A cartilha estará disponível no site do Sebrae-SP e na página da Crosp a partir de 1º de novembro. Para acessá-la, basta que o empresário faça o cadastro e o download no endereço: http://sebr.ae/sp/cartilha_odonto