O acolhimento de pacientes das unidades de urgência e emergência do município deve passar por uma mudança a partir do novo manual de classificação de risco apresentado nesta quinta-feira, 5/04, pelo Departamento de Coordenação de Urgência e Emergência da Secretaria Municipal de Saúde.
O novo protocolo de atendimento foi possível após diversos estudos e pesquisas que contaram com a participação de profissionais da área da saúde e especialistas médicos que avaliaram as necessidades do município e a segurança no trabalho dentro das unidades, que passam a seguir um único padrão.
O manual foi testado nos pronto-atendimentos Alvorada e Paulista, Hospital Geral de Guarulhos, Hospital Municipal da Criança e do Adolescente e UPA Cumbica. No caso do grupo infantil, os dados foram adaptados e desenvolvidos de acordo com faixa etária.
Cada unidade deve receber um manual de 104 páginas, além da possibilidade do acesso através de um computador e por aplicativo de celular. Com o material em mãos os profissionais podem classificar os pacientes em cinco níveis, os atendimentos serem feitos de maneira imediata ou até 240 minutos.
A mudança deve passar ainda por revisões com previsão para até um ano após o lançamento. Serão ouvidos profissionais da área que trabalharem com o manual para que o processo se torne mais eficiente. “Este manual é um legado do município e de todos que participaram da formação do projeto”, afirmou Graciane Dias Figueiredo, secretária-adjunta da pasta.