Até junho deste ano, o Instituto Butantan começará ensaios clínicos da vacina contra a dengue. Os testes serão feitos em parceria com o Centro de Pesquisas Clínicas do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. A imunização, que deve proteger contra os quatro tipos de vírus da doença, deve ficar pronta e disponível para a população em cerca de três anos.
Para os testes, 300 voluntários entre 18 e 50 anos de idade devem ser recrutados a partir de abril. Os resultados de segurança e imunogenicidade serão obtidos no primeiro ano de análises, mas os pacientes serão acompanhados por cinco anos após a vacinação. Hoje, o único método de prevenção da doença é a prevenção e o combate aos criadouros do mosquito transmissor, Aedes aegypti.
Redução – Ainda de acordo com dados da Secretaria Estadual de Saúde, os casos de dengue no estado caíram 93% em 2012 na comparação com o mesmo período do ano passado. De janeiro até a semana passada, 2.247 casos com transmissão dentro do estado foram informados por meio do Sinan (Sistema de Informações de Agravos de Notificação). Em 2011, foram 32.549 ocorrências. A cidade de Guaratinguetá, no Vale do Paraíba, apresentou o maior número de doentes, com 408 casos.