Polícia

Secretaria de Segurança diz que câmeras corporais da PM gravaram morte de homem em Guarulhos

Em nota, a Secretaria de Segurança Pública informa que toda a ação foi registrada pelas câmeras corporais, que serão analisadas dentro do inquérito policial. Na sexta-feira, um homem morreu e um policial militar ficou ferido após uma abordagem policial no Jardim Maria de Lourdes, região dos Pimentas, em Guarulhos.

Policiais militares dizem que o homem ainda não identificado resistiu à abordagem e ameaçou os agentes. “Durante a luta corporal, ele teria tomado a arma de um deles e atirado cinco vezes. Um dos policiais levou um tiro na perna”, diz um trecho do boletim de ocorrência.

A versão dos moradores é a de que o suspeito foi executado. Testemunhas chegaram a gravar um vídeo no momento dos tiros. Segundo eles, o rapaz estaria sentado no chão, tentou apenas se movimentar e não teria como reagir. Eles acreditam que o policial foi ferido por um outro PM, pois estavam “muito perto um do outro”.

Sobre os vídeos gravados pelos moradores, a PM diz que foram captados a distância e não refletem na íntegra a ocorrência. Diz ainda que o fato de os moradores terem recolhido as cápsulas das balas prejudicou o trabalho da perícia.

Ainda de acordo com o boletim de ocorrência, um dos policiais atirou sete vezes, um segundo policial nove vezes e um terceiro 13 vezes. A perícia registrou as marcas das balas em um muro.

O policial ferido e suspeito foram socorridos e levados para o Hospital Geral de Guarulhos. O homem abordado, contudo, não resistiu aos ferimentos e morreu. Já o PM passou por cirurgia e seu quadro é estável, de acordo com a corporação.

Posso ajudar?