Cidades

Secretária do PAC declara que obras das ETEs estão

Mirian Belchior diz que o acompanhamento da obra é feito a cada quatro meses e a estação está prestes a entrar em operação

Embora o prefeito Sebastião Almeida tenha prometido a entrega de duas Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) para julho, a secretária executiva do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), Mirian Belchior, afirma que as obras estão dentro do prazo. A afirmação se deu durante visita dela à ETE do Jardim São João, nesta terça-feira.

Mirian comentou que o acompanhamento das obras é realizado a cada quatro meses. "A construção está dentro do esperado, pois a estação está prestes a entrar em operação", argumenta a secretária.

O prefeito reiterou que no próximo dia 20 a estação estará pronta e em fase de pré-testes. A ETE conta com tanques de água para as diferentes fases do tratamento do esgoto, como a oxigenação e decantação da água, mas ainda tem obras a terminar.

Terceiro prazo – Já a ETE Bonsucesso, a qual também teve o prazo de entrega prorrogado de julho para setembro, não ficará pronta na data prevista. De acordo com Almeida, a obra desta estação está mais atrasada e a conclusão deve acontecer no fim do ano. De acordo com o prefeito, o atraso ocorreu por falta de material. A secretária do PAC reiterou, ao afirmar, "isto ocorre em todo o País, já que os investimentos do PAC acelerou a procura das indústrias, as quais ainda estão ajustando suas produções à alta demanda".

O prefeito ainda mencionou, "até o fim do meu mandato, Guarulhos saírá do zero para ter mais de 70% do esgoto tratado".

Urbanização – Durante a visita da secretaria do PAC, o prefeito comentou os projetos com os quais a cidade deve pleitear os investimentos do PAC 2. Dentre os projetos estão aqueles de urbanização de comunidades carentes e de combate às enchentes.

Entre as regiões previstas para investimentos está a Cidade Satélite de Cumbica, com grande número de moradias irregulares e ruas sem pavimentação. "Com investimentos do PAC poderemos possibilitar à região, que tem vocação industrial, melhor infraestrutura".

Posso ajudar?