Cidades

Secretaria promove 3º Encontro para Enfermeiros nesta sexta-feira

A Secretaria de Saúde promove nesta sexta-feira, 31/03, o 3º Encontro para Enfermeiros, por conta das comemorações do 1º de maio – Dia do Trabalhador. Totalmente gratuito e aberto a toda categoria, o evento será realizado das 8h às 17 horas, no auditório do Campus da Uninove Guarulhos, situada na rua Harry Símonsen nº 2 (Centro). 
 
Além de atividades voltadas à promoção pessoal, como sessão de massagem e a palestra motivacional “Quero ser feliz agora”, com a especialista em programação neurolinguística, Ivone Engelmann, o 3º Encontro vai sensibilizar os participantes sobre a nova resolução do Conselho Federal de Enfermagem, que autoriza a inserção do dispositivo contraceptivo intra-uterino (DIU) pelo enfermeiro. Editada em 2014, a normativa já está vigor em vários municípios do País, nos quais o procedimento foi incorporado à rotina profissional da categoria.
 
Esta edição do enconto  ainda contará com a palestra da enfermeira Clarice Rodrigues Brigo Zanotti, da Unidade Básica de Saúde Alvorada, que abordará as práticas bem sucedidas de hipnose na enfermagem. Ela, que fez cursos na área de hipnose clínica voltada ao emagrecimento – os quais, segundo Resolução 581/2018 do Conselho Federal de Enfermagem, integram as Práticas Integrativas e Complementares do SUS – vai contar como o procedimento auxilia no relaxamento e na indução de hábitos de vida saudável.
 
Encontro de auxiliares e técnicos
Da mesma forma, o Encontro de Auxiliares e Técnicos de Enfermagem realizado no Adamastor Centro, no último dia 7, foi um momento de valorização profissional da categoria, com massagem, maquiagem, sorteios de brindes, coffee break  durante todo o evento, apresentação de violinista e palestra motivacional, que enfatizou o aspecto do “Eu enquanto pessoa e como profissional”.
 
Ao mesmo tempo, o evento, que teve como tema: “Enfermagem – Uma voz para liderar. A saúde é um direito humano”, serviu para avaliar os processos de trabalho dentro da legislação que rege o exercício profissional da categoria e código de ética. “Esse alinhamento é importante para que os profissionais consigam atuar de forma igualitária. Além disso, motivar é dar o impulso para que a ação aconteça, e o profissional motivado resulta em melhor assistência à população”, destacou Mérilin Vieira de Oliveira Alencar, enfermeira do Departamento de Assistência Integral à Saúde.
 
Para a auxiliar de enfermagem Débora Regina Lopes Macedo, uma das participantes do encontro do último dia 7, o evento foi propício para a interação dos participantes e resgate do trabalho em equipe. “O encontro despertou a motivação pessoal e alcançou a expectativas dos profissionais”, elogiou.

Posso ajudar?