Segundo ele, a Pasta trabalha para aumentar em 100 homens o efetivo, adquirir pelo menos 15 novas viaturas, em parceria com a Secretaria de Educação, e ampliar o vídeo monitoramento.
O secretário disse ser contra a Operação Delegada, pois significa pagar uma conta do Governo do Estado, no caso, um salário adicional para os policiais militares.
A Administração Municipal, segundo João Darcio, prefere investir na compra de Bases Móveis, em detrimento da construção de Bases Comunitárias. "Uma parceria com a Secretaria de Meio Ambiente prevê aquisição de bases móveis através do Fundo", informou.
Vários vereadores questionaram o secretário sobre a atuação da Guarda Municipal. O vereador Geraldo Celestino (PSDB) criticou a existência de GCMs no aeroporto. "Lá é iniciativa privada", disse ele. O secretário afirmou que a Prefeitura atendeu a solicitação da Polícia Federal e não da Infraero. "A Polícia Federal pediu nosso apoio, do canil, inclusive, para detectar drogas", disse.
O vereador Toninho da Farmácia (PP) perguntou sobre o prazo para instalação de câmeras nas portas de escola. João Darcio informou que está em estudo, mas disse que a ronda escolar será ampliada. O secretário descreveu ainda vários programas em andamento.