Indignado com as acusações dos manifestantes, conforme publicação do Guarulhos Hoje na edição de sexta-feira, o secretário da Cultura, Hélio Arantes, afirma que pessoas ligadas à sua Pasta estiveram no local para verificar a realização do protesto, que acabou não ocorrendo.
"Estivemos no local e no horário marcado, mas não detectamos nenhum movimento contra a minha gestão", esclarece o secretário, sobre o encontro de manifestantes no Centro. De acordo com Arantes, o movimento não existe. No entanto, ele informou conhecer quem são as pessoas envolvidas nas denúncias.
Respostas – A "Equipe Eternos Guerreiros", formada por artistas e civis da cidade, afirma que houve irregularidades nas eleições para os Conselhos Municipal de Cultura e Diretor do Funcultura. Em contrapartida, Hélio disse desconhecer qualquer procedimento ilegal neste processo. "O Conselho Municipal de Cultura existe desde outubro de 2009 e até o momento não houve nenhum questionamento. Desconheço estas atitudes", explica Arantes.
Além dos problemas nas eleições citados pelo grupo, integrantes do movimento criticam a ação da secretaria que culminou no fechamento da Escola Viva de Artes Cênicas. Segundo Hélio, embora não tenha revelado valores, a verba que a pasta recebe do Estado é insuficiente para a manutenção do equipamento.
Apesar de lançar a Escola Municipal do Teatro nesta sexta-feira, ainda sem data prevista e local para funcionamento, ele alega que, com a criação do Conselho Municipal de Cultura a Prefeitura, foram cedidos funcionários para a manutenção dos equipamentos – por isso o corte em alguns contratos com a Proguaru.
Outro aspecto que incomoda os manifestantes é a utilização do Centro de Educação Adamastor localizado no Bairro dos Pimentas. De acordo com Arantes, a administração do equipamento pertence à Unifesp, conforme contrato. Além disso, ele acredita que não existe iniciativa dos artistas para uso do Adamastor.
O secretário destaca também possibilidade de utilização do Centro de Educação Unificada (CEU), que estaria sendo pouco procurado.
Diante deste panorama, o secretario se coloca à disposição para receber sugestões dos munícipes e artistas da cidade, através da secretaria de Cultura pelo telefone (11) 2408-6926. "Estou à disposição para receber sugestões da população e dos artistas, quando o assunto é cultura. É só me procurar", disse.