Cidades

Secretário da SDCETI é eleito presidente de fórum de inovação da Frente Nacional de Prefeitos

O secretário municipal de Desenvolvimento Científico, Econômico, Tecnológico e de Inovação (SDCETI), Rodrigo Barros, foi eleito presidente do Fórum Inova Cidades, realizado pela Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), durante o 1º Encontro Inova Cidades, nesta segunda-feira, 18/02, no espaço Casa do Saber, na Capital.
 
O evento tem a proposta de promover a integração e compartilhamento de experiências entre as cidades integrantes da FNP e contou com a presença de prefeitos, secretários municipais de inovação e outros atores públicos e privados ligados ao tema. “O fórum é fundamental para criar o espaço de debate. Fortalecer a agenda, os laços e trabalhar juntos na mesma direção”, disse a diretora executiva do Instituto Arapyaú, Andrea Apponi, que é co-realizadora do encontro.
 
“Em breve comunicaremos os próximos passos da nossa agenda, que terá uma importante evolução durante o Smart City Expo Curitiba, reforçando a relevância estratégica da inovação no futuro das cidades brasileiras”, apontou Barros. 
 
Durante o debate, o secretário compartilhou a experiência de Guarulhos e reforçou a relevância da liderança, do planejamento e da execução para implantação de uma nova visão de gestão pública integrada, transparente e aberta. “Só temos a agradecer pela confiança do prefeito Guti, a liderança que tem habilitado esse processo em que a SDCETI atua como ‘secretaria meio’ para inovação em gestão pública, auxiliando na mudança de cultura que começou com o processo de implantação em tempo recorde do Via Rápida Empresa – VRE na cidade”, lembrou Barros.
 
“Inovar em gestão não é só implantar um APP ou trazer tecnologia. É preciso fomentar e interagir com o ecossistema local de inovação e fazer um governo com foco no resultado para o cidadão. A transformação real, porém, se dá de forma gradual, e para materializar é preciso planejamento para o longo prazo, que atualmente é contemplado na iniciativa Guarulhos 2040”, completou.
 
Com o fórum e a agenda, a FNP reforçou seu papel como ente de promoção das pautas municipalistas. “A Frente Nacional de Prefeitos tem trabalhado em atuação muito articulada com os fóruns e redes de secretários municipais. São eles que têm a noção de urgência e emergência de cada assunto, trazendo a síntese da agenda e dizendo o que precisa ir para o campo de batalha da política e o que precisa ser ainda processado”, afirmou o secretário-executivo da FNP, Gilberto Perre.
 
Estiveram presentes no evento o presidente da FNP e prefeito de Campinas, Jonas Donizete, os prefeitos Edvaldo Nogueira (Aracaju-SE), Audifax Barcellos (Serra-ES), Raquel Lyra (Caruaru-PE), Paula Mascarenhas (Pelotas-SC), Douglas Lucena (Bananeiras-PB), Cristhianne Coelho (vice-prefeita de Sobral-CE) e Antonio Julio Gomes (São Luiz-MA) e secretários municipais representando mais de 40 cidades do Brasil.
 

Posso ajudar?