Cidades

Secretário da Sefaz enfatiza projeto de VLT ligando Guarulhos ao ABC

Investimento na área de transportes deve ser da ordem de R$ 52 bilhões até 2015

O secretário da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz), Andrea Calabi projetou perspectivas para a economia e para as finanças de São Paulo até 2015 e, entre os assuntos abordados, transporte de passageiros sobre trilhos e pneus (transportes metropolitanos e trens regionais) foram tratados como prioritários segundo apurou a reportagem do HOJE. O assunto foi discutido durante palestra no último dia 5, no Sindicato da Indústria da Construção Pesada do Estado de São Paulo (Sinicesp).

Durante o evento, o secretário exemplificou investimento na ordem de pouco mais de R$ 52 bilhões em transportes de passageiros entre este ano até 2015. Entre os pontos principais do plano, estariam a as obras do trem de Guarulhos, Expresso Aeroporto, Expresso ABC Expresso Oeste-Sul e implantação do Metrô Leve Guarulhos-ABC, além da expansão e modernização das linhas do Metrô e CPTM.

O Metrô leve Guarulhos-ABC, também conhecido como Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) prevê a implantação de um corredor sobre trilhos que ligará Guarulhos a cidade de Santo André, na região do ABC paulista. A princípio a ligação deve ter 30 quilômetros de extensão. O corredor sairia da região de Bonsucesso/Cumbica, passando por bairros da Zona Leste de São Paulo, até chegar em Santo André.

Posso ajudar?