Política

Secretário de transportes garante entrega de três terminais de ônibus até o final deste ano

Durante audiência pública, o secretário da STT, Atílio Pereira, revelou que as obras estão em fase final

Durante audiência pública na Câmara – convocada pela Comissão Técnica de Trânsito e Transportes – realizada no dia desta quarta-feira, o secretário de Transportes e Trânsito, Atílio Pereira, garantiu a entrega de três terminais até dezembro.

"Os terminais do Cecap, Taboão e São João já estão em processo de conclusão e serão entregues à população ainda neste ano". comentou o secretário.

No mês passado a STT já havia entregue o terminal Pimnetas. No local a Pasta estima que sejam realizados cerca de 40 mil embarques e desembarques diários e que sejam atendidas 235 mil pessoas diariamente pelo terminal.

Na ocasião, Atílio Pereira também comentou sobre a decissão do Tribunal de Contas do Estado que julgou improcedente a representação que suspendia o processo licitatório. "Foi publicado um acórdão que autoriza o prosseguimento da licitação e a abertura dos envelopes acontecerá no próximo dia 28, às 10h", ressaltou Atílio.

Dentre os assuntos abordados discutiu-se a implantação do Bilhete Único e pagamento de profissionais que atuam no sistema de transporte público. Segundo Atílio a forma de remuneração do sistema é por dias trabalhados e viagens executadas.

"Alguns profissionais decidiram se organizar em cooperativas, o que não é obrigatório, e com esta opção dependem do acordo feito com as entidades", afirmou.

Mais de 109 milhões de passageiros ja foram transportados em 2011

Além disso, segundo o secretário, entre 8 de janeiro e 31 de outubro deste ano foram transportados 109,3 milhões de passageiros, sendo 28,7 milhões no transporte alimentador e 80,6 milhões no estrutural. Diariamente são mais de 482 mil viagens feitas pelo transporte público municipal e mais de 383 no intermunicipal.

Para Atílio isso reflete o crescimento que o transporte público está passando. "Neste ano estamos concluindo a implantação de um sistema mais seguro, prático, barato, eficiente, menos poluente e mais rápido", ressaltou.

Posso ajudar?