Educação

Secretário destaca papel do novo educador na sociedade

15 de outubro é o dia de homenagear os profissionais de ensino, capacitados para auxiliar crianças e jovens no ensino escolar e em suas atividades pedagógicas. Ele é o professor. Guarulhos tem como principal nome na Secretaria Municipal de Educação um professor, Moacir de Souza, que em 1987 escolheu o ensino como profissão.
 
O secretário conta que no final do ensino médio, quando chegou o momento de procurar uma universidade, ele pretendia encontrar uma carreira em que pudesse lidar com pessoas . “Fui buscar uma profissão que me permitisse uma convivência mais próxima às pessoas. A educação sem duvida é a área que mais busca a convivência humana”, explicou.
 
Moacir lembra que o professor é um dos principais responsáveis pela formação de uma infância saudável, pela formação de caráter e a base para que um indivíduo, em sua fase estrutural, consiga ingressar em uma boa faculdade e tenha uma vida adulta com condições para se tornar uma pessoa íntegra. “O professor é aquela figura que quando consegue unir o emocional da criança com a parte didática pedagógica ele marca a vida para sempre. Tenho certeza que todo mundo sempre lembra de um professor que, na infância ou juventude. Marcou sua vida”, afirma. 
 
Moacir enaltece a importância da formação escolar
 
Uma das grandes discussões atuais sobre ensino versa sobre a diferença entre educação familiar e escolar. Não é raro ver a falta de respeito com professores, agressões e depredações do espaço de ensino. Segundo Moacir, “há quem diga que educação se aprende na escola, mas muitos acham que os dois pontos devem andar lado a lado”.
 
O secretário de Educação explica que “a participação da família na escola e a influência da escola na família são coisas muito próximas”. Para ele, não se pode ensinar matérias como matemática, português e história e depois cidadania. “Tudo caminha junto”, esclarece.
Moacir ainda defende a educação em tempo integral não no ponto de vista da permanência da criança na escola. “Mas integral enquanto um alimento que permite explorar todas as pontencialidades das crianças”.

 

Posso ajudar?