O secretário de defesa dos Estados Unidos, Ash Carter, chegou ao Iraque para conversas com líderes do país, incluindo o primeiro-ministro Haider al-Abadi, sobre a ofensiva para retomar a cidade de Mossul do Estado Islâmico.
Carter deve encontrar-se com o primeiro-ministro iraquianos e receber atualizações sobre a campanha militar do Iraque em Mossul, iniciada a menos de uma semana e liderada pelos Estados Unidos.
O departamento de defesa norte-americano tem considerado a ofensiva um sucesso. Mossul é o principal reduto do Estado Islâmico no Iraque. A maior cidade comandada pelo grupo extremista é Raqqa, na Síria.
Hoje, militares dos Estados Unidos confirmaram também que o Estado Islâmico incendiou estoques de enxofre em uma unidade industrial ao sul de Mossul, o que criou uma nuvem de fumaça tóxica e obriga as tropas a usar máscaras de gás. Os militares iraquianos trabalham para apagar o fogo, mas pode levar de dois a três dias, informou o coronel John Dorrian, porta-voz da coalização no Iraque liderada pelos Estados Unidos. Fonte: Dow Jones Newswires.