Nos próximos dias os secretários, secretários adjuntos e coordenadores do prefeito Sebastião Almeida devem deixar os cargos para concorrerem às eleições municipais para vereadores. Alguns nomes já estão confirmados pelo Partido dos Trabalhadores (PT) sendo que alguns retornarão para a Câmara e outros pretendem tentar o seu primeiro mandato.
Ao todo cinco secretários deixarão as pastas. Retornando ao Legislativo estará o atual responsável pela Educação, Moacir de Souza, eleito em 2008 com 3.095 votos, afastado a pedido do prefeito para assumir a pasta.
Para o primeiro mandato estarão Paulo César Cardoso Carvalho, do Meio Ambiente; João Dárcio, da Segurança Pública; e Maria Helena Gonçalves, do Trabalho. Além disso, cogita-se a possibilidade de Maria Correia, mãe do atual secretário de Desenvolvimento e Assistência Social, Ulisses Correia, também ser uma candidata pela forte influência que ela possui no Jardim Presidente Dutra e pelo fato do atual secretário não ter o desejo de renunciar a pasta.
Entre os coordenadores estão à responsável pela Coordenadoria de Fundo Social e Solidariedade, Genilda Bernardes, esposa do atual secretário de Assuntos Legislativos, Rafael Paredes; e Wagner Hosokawa, responsável pela Coordenadoria da Juventude.
Outros quatros secretários-adjuntos também concorrerão a uma cadeira na Casa de Leis. Serão Samuel Vasconcelos, adjunto da Secretaria de Trabalho; Laércio Pereira da Silva, adjunto de Obras; Adriana Ramos Afonso, adjunta de Desenvolvimento e Assistência Social; e Ezio Francisco Balbino, adjunto da Secretaria de Desenvolvimento Econômico.
Além disso, concorrerão, também, o diretor do Procon (Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor), Jorge Wilson e o ex-secretário do Meio Ambiente, Alexandre Kise – exonerado do cargo, no final do ano passado, alegando precisar de mais tempo para se dedicar a campanha. Já o cargo de vice-prefeito continuará sendo disputado pelo atual secretário de Saúde, Carlos Derman.