Na última semana, os secretários de Educação dos 39 municípios da Grande São Paulo participaram de encontro da Câmara Temática da Educação com o Ministro Aluízio Mercadante, evento que aconteceu na biblioteca Mário de Andrade, na região central da capital.
Na pauta, o ministrot ratou de temas relevantes, como a Base Nacional Comum Curricular, proposta que vai garantir que 60% da essência do currículo escolar seja a mesma em todo o Brasil, o PIBID e a formação inicial dos alunos dos cursos de licenciatura e Pedagogia, o Sistema de Seleção Unificada (SISU), responsável pela criação de 5 milhões de novas vagas nos últimos 12 anos,o Piso Salarial dos professores e a geração de receita.
Sobre os desafios do Plano Nacional de Educação (PNE), a bússola que organiza a agenda dos estados, municípios e Uniãopara a próxima década, Mercadante considerou a importância da discussão das novas fontes de recursos com o Congresso Nacional.
A universalização do atendimento de crianças de 4 e 5 anos na pré-escola foi outro ponto da pauta. O MEC contabiliza 92,6% de crianças na escola e apresenta soluções de custeio e repasse de capital para atender a demanda restante.
Ainda com relação à política educacional nos municípios, os secretários de educação defenderam a necessidade de ampliar a construção de creches através do Proinfância, de mais investimentos na política de Educação Inclusiva e continuidade do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), principalmente por conta dos avanços já alcançados na alfabetização de crianças até o 3º ano do Ensino Fundamental, e que vão refletir na nota do IDEB aguardada para este ano.
O atendimento de crianças na pré-escola é um desafio permanente para os municípios. Seu acesso é o que vai garantir a alfabetização, pois é nessa etapa que as crianças desenvolvem habilidades cognitivas e não cognitivas, a motricidade, o sentimento de descoberta, aspectos fundamentais para que alcancem os demais estágios de ensino.
Um forte abraço,
Moacir de Souza
Secretário de Educação