Artigos

Secretários de Educação participam de encontro com Mercadante

Na última semana, os secretários de Educação dos 39 municípios da Grande São Paulo participaram de encontro da Câmara Temática da Educação com o Ministro Aluízio Mercadante, evento que aconteceu na biblioteca Mário de Andrade, na região central da capital.
 
Na pauta, o ministrot ratou de temas relevantes, como a Base Nacional Comum Curricular, proposta que vai garantir que 60% da essência do currículo escolar seja a mesma em todo o Brasil, o PIBID e a formação inicial dos alunos dos cursos de licenciatura e Pedagogia, o Sistema de Seleção Unificada (SISU), responsável pela criação de 5 milhões de novas vagas nos últimos 12 anos,o Piso Salarial dos professores e a geração de receita.
 
Sobre os desafios do Plano Nacional de Educação (PNE), a bússola que organiza a agenda dos estados, municípios e Uniãopara a próxima década, Mercadante considerou a importância da discussão das novas fontes de recursos com o Congresso Nacional.
A universalização do atendimento de crianças de 4 e 5 anos na pré-escola foi outro ponto da pauta. O MEC contabiliza 92,6% de crianças na escola e apresenta soluções de custeio e repasse de capital para atender a demanda restante.
 
Ainda com relação à política educacional nos municípios, os secretários de educação defenderam a necessidade de ampliar a construção de creches através do Proinfância, de mais investimentos na política de Educação Inclusiva e continuidade do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), principalmente por conta dos avanços já alcançados na alfabetização de crianças até o 3º ano do Ensino Fundamental, e que vão refletir na nota do IDEB aguardada para este ano.
 
O atendimento de crianças na pré-escola é um desafio permanente para os municípios. Seu acesso é o que vai garantir a alfabetização, pois é nessa etapa que as crianças desenvolvem habilidades cognitivas e não cognitivas, a motricidade, o sentimento de descoberta, aspectos fundamentais para que alcancem os demais estágios de ensino. 
 
Um forte abraço,
Moacir de Souza
Secretário de Educação
 

Posso ajudar?