Cidades

Secretários de Mobilidade discutem padronização de normas para região metropolitana

O prefeito Guti abriu nesta terça-feira, dia 2, a reunião dos secretários de Mobilidade e Transportes da Região Metropolitana, cujo objetivo foi discutir a regulamentação e padronização em três áreas: aplicativos para transporte por demanda, circulação de cargas e campanha de conscientização no trânsito. Em seu terceiro encontro, o grupo formado por 39 municípios da Grande São Paulo aprovou a realização da Semana Nacional de Trânsito, de 18 a 25 de setembro, enfocando a Mobilidade e tendo os mesmos tema e marcas: “Semana da Mobilidade 2017 – Novos tempos, outros meios”.
 
Para o prefeito de Guarulhos, é importante a unificação de soluções. “Os três escopos propostos são importantes e temos que melhorar a mobilidade como um todo. Os aplicativos precisam ser padronizados de forma ordenada para garantir a concorrência leal. E é mais barato investir em campanhas educativas preventivas que evitam acidentes e garantem segurança a todos,” afirmou o prefeito Guti.
 
Já o secretário de Mobilidade e Transportes de São Paulo, Sérgio Avelleda, falou do envolvimento dos municípios no evento. “Neste fórum temos três temas apresentados e discutidos. É bom discutir bem os temas, aprofundar relações, criando ambiente favorável de colaboração,” disse o gestor.
 
O secretário de Transportes e Trânsito de Guarulhos, Giuliano Locanto, falou sobre a falta de normas comuns entre os municípios. “Temos que chegar a um consenso sobre os problemas, adaptar para a realidade. Todos estes temas são controversos. Cada cidade tem sua regra para o transporte de carga, por exemplo, e precisamos de uma única que melhore a mobilidade da população. Há tendência mundial de negócios com tecnologia, como os aplicativos, e precisamos de uma regra para todos, falar a mesma linguagem. A mesma coisa com a propaganda, uma para toda a região a fim de fixar a ideia e atingir a todos”, explicou Locanto.
 
O evento contou ainda com a presença de representantes de entidades de classe, como a Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas de São Paulo e Região, Instituto Paulista de Transportes e Cargas (IPTC). A próxima reunião do grupo será realizada no dia 6 de setembro, em Osasco.
 

Posso ajudar?