Estadão

Secretário de Defesa dos EUA passará por procedimento médico e transfere funções à vice

O Secretário de Defesa dos Estados Unidos, Lloyd Austin, passará por um procedimento médico no Centro Médico Militar Nacional Walter Reed na noite desta sexta-feira, 24, e passará temporariamente o posto a sua vice, Kathleen Hicks, enquanto estiver afastado, disse em comunicado o assessor de imprensa do Pentágono, major-general Pat Ryder. Segundo o militar, a Casa Branca e o Congresso já foram notificados.

O secretário, de 70 anos, tem problemas de saúde contínuos desde que passou por uma cirurgia para tratar um câncer de próstata. Ele passou duas semanas no hospital após complicações de uma prostatectomia, que é a cirurgia para remoção total ou parcial da próstata. Austin foi criticado na época por não informar imediatamente ao presidente Joe Biden ou ao Congresso sobre seu diagnóstico ou hospitalização.

Austin continua passando por problemas de bexiga que surgiram em dezembro logo depois de seu tratamento para câncer de próstata, segundo Ryder. O procedimento é minimamente invasivo e, segundo o major-general, "não está relacionado ao seu diagnóstico de câncer e não teve nenhum efeito em seu excelente prognóstico".

Em fevereiro, o secretário foi levado de volta para o Walter Reed por um problema de bexiga. Austin ficou na ala de terapia intensiva da unidade pela segunda vez e passou por um procedimento não cirúrgico sob anestesia geral naquela época.

Posso ajudar?