Cidades

Segurança, arte e educação marcam evento no CEU Ponte Alta

O CEU Ponte Alta abriu as portas na última quinta-feira (27) para uma extensa programação de atividades do projeto Segurança e Educação, Juntas na Prevenção. A ação foi possível graças à parceira entre a Secretaria para Assuntos de Segurança Pública (SASP) e a Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secel), e contou com apoio da Escola 360° e das secretarias de Saúde e Meio Ambiente.
 
Já no saguão, alunos e pais da EPG Professor Edson Nunes Malecka puderam conferir o trabalho da equipe de trânsito da Guarda Civil Municipal (GCM), por meio do projeto Trânsito Seguro. Oportunidade em que foram apresentadas dicas de segurança no trânsito, em especial, como utilizar a faixa de segurança e sempre olhar para os dois lados da via para ter certeza de que não vem nenhum veículo. A ação priorizou a travessia de pedestres em locais com e sem faixas de segurança, levando em consideração o alto índice de atropelamentos na região, que foi de 46 pessoas só em 2017. 
 
Para a coordenadora do CEU Ponte Alta, Teresa Mirras, o projeto é um trabalho associado, que envolve vários setores e é de suma importância para público da região. “A programação foi estendida para estudantes dos três períodos. Nosso objetivo foi alcançado! No período da manhã, foram mais de 200 pessoas, no intermediário cerca de 300 e, agora à tarde, não para de chegar gente”, salientou.
 
Durante a ação, crianças e adultos puderam entrar nos carros e conhecer os equipamentos da Ronda Ostensiva Municipal (ROMU) da Guarda Civil Municipal (GCM) e também assistir a uma demonstração do treinamento dos cães que atuam no patrulhamento diário, no Controle de Distúrbio Civil (CDC), na busca por pessoas desaparecidas, em desapropriações, na busca por drogas, no controle de grandes aglomerações (Estádio, Parques e eventos), entre outros serviços de segurança.
 
Para a auxiliar de limpeza, Rosilene Silvano Costa, de 32 anos, moradora da região e mãe de Gustavo, de 3 anos, e de Marcos, de 7 anos, que é aluno da EPG Professor Edson Nunes Malecka, A ação é muito importante. “Hoje mesmo estava explicando para o Marcos que para atravessar tem que olhar dos dois lados da rua. Tudo o cuidado é pouco. Essa ação da Prefeitura é muito legal, os meninos gostaram dos cães e do carro da GCM”, falou Rosilene.
 
A programação contou ainda com apresentação dos alunos da EPG; contação de história, com Wânia Karolis; e salas com oficinas sobre compostagem, meio ambiente, artes cênicas e drogas; além de espaço para colocar a vacinação da criançada em dia e fazer planejamento familiar.
 
No teatro, algumas crianças montaram a bandeira do Brasil com cubos mágicos, era um desafio! Eles tinham que organizar as cores e montar a bandeira durante a execução do Hino Nacional. Foram utilizados 36 cubos para a atividade.
 
Para finalizar, o grupo GIGGA apresentou acrobacias e elaboradas coreografias. Coordenado por Pedro Cabral, o grupo é formado por jovens e crianças, que participam das oficinas realizadas nos CEUs da cidade.
 

Posso ajudar?