Cidades

SEGURANÇA – Confira dicas para conferir um carnaval mais tranquilo

Seja em uma viagem, na matinê com as crianças, nas ruas ou no sambódromo, ficar atento com a segurança é essencial

O carnaval é o evento mais esperado pelos brasileiros, tempo de festas, ruas, bares, salões, praias, clubes e sambódromos lotados de foliões. É nesse momento que os ladrões encontram o cenário propício para furtos e arrastões. Niv Yossef, especialista em segurança do GRUPO GR, mostra algumas informações para prevenir situações de risco.


NAS RUAS

– Previna-se contra a ação dos marginais não ostentando objetos de valor como relógios, joias, pulseiras, celulares, tablets, colares, etc.

– Evite transitar em ruas ou praças mal iluminadas.

– Se sentir que está sendo seguido, entre em algum estabelecimento comercial ou procure uma viatura/posto policial.

– Não saia com grandes quantias de dinheiro ou cartões de crédito se não houver necessidade.

– Não abra a carteira ou a bolsa na frente de estranhos.

– Ao sair sozinho, procure sempre ficar no centro da calçada e na direção contrária ao trânsito. Fica mais fácil perceber a aproximação de um veículo suspeito.

– Ao caminhar em local público, procure manter a bolsa sempre firme entre o braço e ao corpo, com a mão sobre o fecho e posicionada do lado da calçada.

– Não deixe de comunicar a presença de elementos suspeitos nas proximidades de sua casa ou local de trabalho .

– Ao retornar para sua residência notando algum sinal estranho (porta aberta, luzes acesas, etc.), não entre em casa, chame a polícia.


NA BALADA

– Esteja alerta à presença de suspeitos nas imediações de sua casa ou condomínio, nos momentos de sua chegada ou na hora de sua saída.

– Evite ir às baladas sozinho, pois muitas vezes, ao retornar, você ficará mais vulnerável à ação de criminosos, tanto no transporte público quanto em veículo próprio (pneu furado, defeito mecânico, etc).

– Evite andar com dinheiro. Prefira pagar com cheque ou cartão.

– Se antes da balada, você vai retirar dinheiro em um caixa eletrônico, utilize somente os localizados em lugares mais movimentados, como shoppings ou hipermercados.

– Ao sacar o dinheiro, guarde-o com cuidado em local discreto e não o conte em público e, ao sair do caixa eletrônico, certifique-se de que não está sendo seguido.

– Evite usar joias, relógios, roupas e outros objetos que possam demonstrar ser de valor.

– Não espere o ônibus em paradas desertas e mal iluminadas.

– Mantenha sua bolsa sempre à vista quando estiver na balada (barzinho, festa, etc).

– Mantenha as chaves do carro e da casa em chaveiros separados.

– Em ônibus com poucos passageiros, sente-se próximo ao motorista.

– Ande na calçada em direção contrária ao fluxo dos carros. Assim, não será pego de surpresa.

– Os celulares hoje são um dos alvos preferidos dos meliantes, por isso, todo cuidado é pouco: evite deixá-lo sobre mesas ou balcões.

– Não deixe os seus documentos no porta-luvas. Também não deixe a mostra (ou mesmo sob os bancos) embrulhos, pastas, bolsas; o ideal é colocá-los no porta-malas do carro antes de chegar na balada.

– Não aceite bebidas de estranhos.

– Se beber na balada, evite dirigir. Prefira pegar um táxi ou peça para que um amigo que não bebeu conduza o seu carro.

– Se um dos pneus esvaziar sem motivo aparente, não pare no primeiro momento, procure um lugar seguro para efetuar a troca.

– Ao deixar o carro no serviço de Valet, sinalize ao responsável sobre itens de valor que estão no interior do veículo. Na hora da saída, faça uma checagem geral no veículo.


CUIDADOS BÁSICOS AO VIAJAR

– O melhor seria não deixar a casa sozinha, mas se isso não for possível, peça a um vizinho ou parente visitar diariamente o imóvel.

– Não passe informações da sua viagem( local, data de saída e data de chegada) para estranhos ou serviçais. Informe apenas pessoa da sua confiança.

– Se possível, peça para uma pessoa de sua confiança recolher as correspondências, jornais e até os dejetos de cachorro se houver, verificar movimentos estranhos de pessoas rondando a residência.

– Não deixe as luzes acesas durante o dia, pois isso significa ausência de moradores.

– Se possível, instale um aparelho de fotocélula para acender e apagar as luzes externas à noite e de dia, respectivamente.

– Deixe algum telefone de contato com um vizinho, parente ou amigo, para informarem alguma ocorrência.

– Em condomínios fechados ou edifícios não deixe as chaves na portaria.

– Se possível, instale um sistema de monitoramento de alarme e imagens, contratando uma empresa especializada em segurança eletrônica.

– É aconselhável que poucas pessoas saibam do sistema de segurança de sua casa.

– Procure trocar o dinheiro somente em casas de câmbio ou bancos autorizados e, se possível, não o faça nas rodoviárias ou aeroportos.

– Utilize somente táxis credenciados.

– Não exiba grandes quantidades de dinheiro, tablets, relógio ou joias, pois despertam a atenção e o interesse dos ladrões.

– Evite carregar passaporte e cheques de viagem, e em caso de extravio comunique imediatamente a polícia.

– Normalmente as malas são muitas, então, não as perca de vista nem por um minuto.

– Use etiquetas grandes e/ou coloridas que permitam a fácil identificação de suas malas nas esteiras ou balcões de entrega, evitando assim a perda dos seus pertences ou lhe traga facilidade para identificá-los, caso tenha perdido.

– Não se descuide das bagagens de mão dentro do ônibus ou avião, fique sempre atento.

– Não deixe a bolsa, carteira ou pacotes em locais abertos ao público sem a devida vigilância.

– Evite fazer compras estando sozinho(a), os meliantes aproveitam-se de qualquer descuido.

– Não entre em lojas muito cheias, procure fazer compras em horário de menor movimento, isso vale também para ida ao banco. Em ônibus com poucos passageiros prefira ficar próximo ao motorista ou ao cobrador.

– Se estiver com crianças: alerta dobrado! Elas costumam ficar impacientes enquanto esperam e a qualquer descuido do responsável elas podem se perder ou mesmo serem sequestradas.

– Evite andar por ruas, calçadões e praças mal iluminadas ou em horário muito avançado, principalmente em locais desconhecidos, pois estes são os pontos preferidos pelos meliantes que se aproveitam das condições para atacar suas vítimas.

– Caso precise pedir informações, procure alguém autorizado ou dirija-se a um balcão de informações.

– Não peça ajuda ou informações para pessoas estranhas, procure se informar sobre o local visitado com gente de confiança (recepção dos hotéis ou dono do imóvel locado) antes de sair.

– Não reaja durante um assalto. Mantenha-se calmo(a), por mais difícil que possa ser.

– Lembre-se de que o assaltante está atrás do dinheiro ou pertence de valor e costuma atirar somente quando fica assustado ou acuado, principalmente diante de uma reação da vítima.

Posso ajudar?