Conectado Política

Seis meses já se foram

Lucas Sanches, durante gravação de mais um vídeo para as redes sociais

O relógio não para. Nem mesmo as redes sociais. Seis meses do novo governo já se foram e a única grande realização do atual governo foi avançar muito nas postagens nas redes sociais, o que deu a Lucas Sanches o título de prefeito tiktok. Nada de extraordinário ocorreu em Guarulhos neste semestre. Um ano atrás, quando a campanha eleitoral começou a ir para as ruas, o então vereador parecia um leão, cheio de propostas mágicas, apontando dedos para todos os lados. Graças a um caminhão de dinheiro público do fundo eleitoral fez uma campanha milionária e chegou ao poder, por mais improvável que parecia ser. Aí começaram os problemas.

Era melhor ser pedra

Praticamente nada das soluções milagrosas que Lucas prometeu saiu do papel. A saúde pública, tema que dominou as promessas de outro mundo, segue abandonada. Pior: não se vê nenhum avanço. UBS, UPAs, hospitais municipais seguem lotados, com pacientes em busca de atendimento, que não acontece. A falta de médicos é latente. Nada de remédio em casa. Pior, nem nas UBS. Medicamentos começaram a faltar também no atual governo. Ou seja, muito mais fácil ser pedra do que vidraça.

Pula a fogueira

Somente no último final de semana, Lucas Sanches publicou vídeos de uma visita sua a uma das muitas festas juninas que estão sendo realizadas em Guarulhos desde o início do mês. Até então, ele não havia dado o ar da graça nas comemorações que ocorrem, principalmente, em espaços educacionais, como escolas municipais e CEUs. Até então, ele andava meio escondido, ainda mais que o público principal destas festividades são professores e alunos da rede, além de pais, que não devem estar nada satisfeitos com o chefe do Executivo.

Não é mentira!!!!

Desde que assumiu como prefeito, Lucas demonstrou tremendo descaso com a educação da cidade. Primeiro ao não entregar os uniformes escolares. Depois se recusou a distribuir os ovos de chocolate às crianças da rede. Fora os materiais escolares que chegaram bastante atrasados na maioria das unidades. Além de ter rompido o contrato que garantia o monitoramento por câmeras nas escolas, ele deu um verdadeiro golpe nos professores e funcionários ao reajustar os salários do funcionalismo em apenas 2%.

Tá caindo a garoa

Por essas e outras, Lucas estava bastante inseguro em enfrentar professores, pais e alunos nas festas. Fontes da Educação garantem que as aparições do prefeito foram rápidas e devidamente preparadas em ambientes considerados “seguros” por seus assessores. O objetivo, muito mais que interagir com o público, foi – como sempre – gravar vídeos para espalhar nas redes.

Resultado mais do que previsto

Votado e aprovado na última segunda-feira, o resultado da CEI do Baquirivu já era esperado até antes de ser aberta. O único objetivo seria imputar acusações contra o ex-prefeito Guti (PSD), independentemente da apuração dos fatos. Agora que a Câmara sai de cena e o resultado da CEI vai para outras instâncias não políticas espera-se que a apuração seja realizada de forma honesta e independente.

Posso ajudar?