Esportes

Seleção Brasileira sofre com altitude e perde para Bolívia pelas Eliminatórias da Copa

Seleção conseguiu apenas 28 pontos em 18 rodadas possíveis - Foto: Rafael Ribeiro/CBF/Direitos Reservados
Com pior campanha da história nas eliminatórias Brasil não consegue impor ritmo contra seleção boliviana e 5° lugar expõe falhas em toda campanha

A seleção brasileira enfrentou a Bolívia na última rodada das Eliminatórias Sul-Americanas da Copa do Mundo 2026 diante de 4.150 metros na noite desta terça-feira (9), na cidade de El Alto. A derrota por 1 a 0 contrasta um ciclo de inconsistências, péssimas administrações, escolhas questionáveis para o cargo de técnico da seleção e o resultado final de apenas uma 5° colocação com 28 pontos – empatado com seleções como Paraguai, Uruguai e Colômbia.

Brasil não teve fôlego diante bolivianos

O cenário diante a Bolívia era de maior tranquilidade à seleção brasileira – já classificado anteriormente na última data Fifa –  contra uma seleção que busca ainda sua classificação para a Repescagem para a Copa de 2026 e que escolheu o estádio de El Alto como arma contra as seleções que não tem costume de jogar em grandes altitudes.

Carlo Ancelotti até tinha um plano contra a investida boliviana, porém não deu certo em nenhum momento. Com uma Bolívia fazendo o jogo da vida, os jogadores da seleção brasileira não conseguiram imprimir cadência de jogo em nenhum momento e viu ao final do primeiro tempo, aos 46 minutos, em um lance polêmico, um pênalti marcado pelo volante Bruno Guimarães cometido no lateral Roberto dentro da área. Após análise do VAR e o pênalti confirmado, Miguelito cobrou no canto direito de Alisson para abrir o placar e fazer o único gol da partida.

No segundo tempo, Ancelotti promoveu diversas alterações e deu um novo ânimo com as entradas de Raphinha, João Pedro e Estevão. Porém, diante de uma alta altitude, o desgaste apareceu muito rápido e as mudanças não foram suficientes para evitar a vitória da Bolívia, que confirmou a classificação com a derrota da Venezuela diante da Colômbia em casa por 3 a 6.

Em um ciclo conturbado desde a saída do técnico Tite, e diversas polêmicas nos bastidores da CBF, a quinta colocação serviu como um verdadeiro aviso mediante a apenas nove meses da data de abertura da Copa do Mundo.

Classificação Final

Ao final da 18° rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo, a competição termina com a Argentina em 1°lugar com 38 pontos, Equador em 2° lugar com 29 pontos, Colômbia em 3° lugar com 28 pontos, mesma pontuação do Uruguai (4°), Brasil (5°) e do Paraguai (6°). Todos estes já entraram classificados diretamente para a Copa de 2026. A Bolívia ficou na 7°colocação com 20 pontos, indo para a Repescagem.