A Seleção Brasileira volta a campo nesta terça-feira, 14 de outubro, para o seu segundo e último amistoso desta Data FIFA, enfrentando o Japão no Estádio Ajinomoto, em Tóquio. Após a goleada de 5 a 0 sobre a Coreia do Sul, o técnico Carlo Ancelotti fará, pelo menos, uma alteração na escalação, mantendo o rodízio prometido para dar chance a novos jogadores.
O confronto, que serve de preparação para a Copa do Mundo de 2026, terá início às 7h30 (horário de Brasília). O Brasil tentará manter sua invencibilidade histórica contra os japoneses: em 13 jogos, são 11 vitórias e apenas dois empates.
Brasil vem com mudanças para partida
A principal novidade na escalação será no gol. Conforme havia prometido na convocação, o técnico Carlo Ancelotti escalará Hugo Souza, do Corinthians, como titular no lugar de Bento.
O restante da equipe deve ser praticamente o mesmo que teve boa atuação contra a Coreia do Sul. No entanto, o atacante Estêvão, que teve destaque no jogo anterior, pode ser poupado por conta de um quadro de gripe. Caso seja preservado, Lucas Paquetá deve entrar em seu lugar.
A provável escalação da seleção brasileira é: Hugo Souza; Vitinho, Éder Militão, Gabriel Magalhães e Douglas Santos; Casemiro e Bruno Guimarães; Rodrygo, Matheus Cunha, Estêvão (Lucas Paquetá) e Vinicius Júnior.
A partida desta terça-feira é uma oportunidade para Ancelotti realizar novos testes e dar ritmo ao elenco, antes dos próximos compromissos da Seleção previstos para novembro.
Histórico favorável a seleção

A Seleção Brasileira entrará em campo contra o Japão defendendo um retrospecto altamente favorável. Em 13 confrontos já realizados, a Canarinho ostenta uma invencibilidade absoluta contra o time japonês.
O histórico mostra um domínio claro do Brasil, com 11 vitórias e apenas dois empates. O Japão, por sua vez, nunca conseguiu vencer a Seleção Brasileira em amistosos ou competições oficiais, o que adiciona um peso extra ao desafio do time asiático nesta terça-feira.
Alguns confrontos principais entre Brasil e Japão:
- Japão 0 x 1 Brasil (Amistoso, 2022, Tóquio)
- Japão 1 x 3 Brasil (Amistoso, 2017)
- Japão 0 x 4 Brasil (Amistoso, 2014)
- Brasil 3 x 0 Japão (Copa das Confederações, 2013)
- Japão 1 x 4 Brasil (Copa do Mundo, 2006)
- Japão 2 x 2 Brasil (Copa das Confederações, 2005)
- Brasil 0 x 0 Japão (Copa das Confederações, 2001)


