Quando a concessionária NovaDutra anunciou a construção de uma nova pista marginal da rodovia Presidente Dutra, a população que utiliza transporte público e os motoristas que trafegam pela rodovia comemoraram o que poderia ser o fim dos congestionamentos para quem desejava entrar ou sair da cidade. Isso por que, achava-se que a pista marginal (que já possuia três faixas) ganharia outras três resultando em seis pistas no total. No entanto, quase seis meses após a liberação das novas pistas, mais congestionamento e dificuldades de entrar e sair da cidade.
Quem vem pela Dutra, pela pista expressa no sentido São Paulo, agora conta com cinco faixas exclusivas que, dificilmente, ficam congestionadas. Quem está na nova marginal para acessar Guarulhos, a partir de Cumbica, ou seguir para a rodovia Fernão Dias precisa ter paciência.
Os motoristas que desejarem acessar Guarulhos, avenida Santos Dumont (Cumbica), rodovia Hélio Smidt ou o Aeroporto Internacional ou as saídas que dão acesso à região central deverão utilizar a última saída no km 215,7 da rodovia. Quem se distrair – mesmo com a boa sinalização – e permanecer na expressa só consegue voltar a Guarulhos após retorno na Vila Maria ou na marginal Tietê, já em São Paulo. Todos que saem da cidade ficam confinados na nova marginal também.
Com 6,4 quilômetros de novas pistas, entre o km 215,7 e km 222,1, no sentido São Paulo e 14,80 metros de largura as faixas marginais não atenderam uma das maiores reivindicações da população local: poder sair da cidade acessando diretamente as pistas expressas.