Marcelo Charaba não é mais o secretário municipal de Assuntos para a Segurança Pública. Em ato publicado no Diário Oficial desta quarta-feira, o prefeito Sebastião Almeida (PT) exonera o servidor do cargo, depois de anunciar no dominigo, em nota oficial, que iria afastar parte dos responsáveis pela segurança pública de Guarulhos.
Com o ato, Almeida se posiciona ao lado de seu partido e bate de frente na Guarda Civil Municipal. Na nota oficial de domingo, o prefeito informava que iria abrir sindicância para apurar as responsabilidades pelo confronto entre militantes do PT com GCMs nas imediações da Câmara Municipal, no sábado,durante encontro do PSC. Porém, ele demitiu Charaba sem ao menos apurar se houve excessos por parte de integrantes da corporação ou do comando da GCM. Ele cedeu a pressão de lideranças do PT que, desde sábado, fizeram pronunciamentos em redes sociais, em entrevistas e ontem na tribuna da Câmara Municipal, exigindo que Almeida afastasse os responsáveis pela área.
Charaba era adjunto do ex-secretário de Segurança Pública, vereador João Dárcio Sacchi (PTN), que se afastou do cargo no início de abril para concorrer à reeleição na Câmara. Coincidentemente, o ex-secretário, que serviu ao PT nos útlimos anos, há tempos se aproximou do pré-candidato a prefeito Eli Corrêa Filho (DEM),que se apresenta como oposição ao atual prefeito.