Cidades

Sem aumento (sqn)

Apesar de doer no bolso do guarulhense pagar 10,48% a mais no valor do IPTU neste ano, a Prefeitura de Guarulhos – desta vez – pode atribuir apenas à inflação o aumento. O imposto municipal é calculado em UFG (Unidade Fiscal de Guarulhos), que sofreu a variação baseada na inflação acumulada nos últimos 12 meses. Ou seja, houve “apenas” a reposição da inflação coincidentemente em um ano eleitoral. Duro é convencer a população disto.
 
 
 
Carona
 
Servidores públicos municipais, cientes de que terão mais uma difícil negociação de reajuste salarial neste ano, já dão a dica. Se o prefeito reajustou o IPTU levando em consideração a inflação acumulada nos últimos 12 meses, ele terá de começar as conversas a partir deste patamar. A categoria se sente fortalecida desde outubro quando Almeida voltou atrás na ideia de implantar um novo Regime Jurídico Único (RJU) para a categoria.
 
 
 
Impostião
 
A situação de 2016 é muito diferente de 2013, quando o prefeito Sebastião Almeida (PT) sofreu um de seus maiores desgastes políticos logo depois de conquistar a reeleição, ao reajustar as Plantas Genéricas de Valores, defasadas há anos. Na ocasião, houve aumentos nos valores do IPTU que superaram a casa dos 2.000%, gerando uma grande onda de protestos por toda a cidade. Não à toa, ganhou o singelo apelido de “Impostião”.
 
 
 
No mato e sem escola
 
Moradores da Hatsuta estão ansiosos para a mudança prometida pela Prefeitura para um conjunto do Minha Casa, Minha Vida, construído pela Caixa Econômica Federal, na estrada dos Lavras, região de São João. Tanto que muitas famílias trataram de transferir seus filhos para escolas daquele bairro. O problema é que, pelo andar da carruagem, a transferência para o novo endereço não deve ocorrer antes do início do ano letivo.
 
 
R$ 405 milhões
 
Este é o valor que a Prefeitura de Guarulhos espera arrecadar com IPTU ao longo de 2016
 
 
 
“Essa administração de Guarulhos só sabe aumentar os impostos e sugar os munícipes há muito tempo. Isto é uma vergonha…virou condomínio sem nenhum benefíicio aos guarulhenses…Acorda Guarulhos vamos lembrar nas eleições”
 
Adalberto Pereira Cardoso, corretor de imóveis, em comentário no Facebook ontem
 

Posso ajudar?