Cidades

Sem autoridade

A falta de autoridade do presidente da Câmara, Professor Jesus (DEM), no caso da invasão da Casa, extrapola qualquer limite aceitável. Ninguém espera que ele peça para que se use força contra o grupo que se diz de “estudantes secundaristas”. Mas aceitar passivamente que os invasores deem as cartas e só saiam do local quando lhes for conveniente é demais. Passou da hora de solicitar a reintegração de posse do espaço público, sob pena dele sofrer um justo processo por prevaricação. 
 
 
 
Retaliação?
 
Apesar de não ser mais o secretário de Esportes desde abril, Wagner Freitas (PTB), candidato que ficou em penúltimo lugar no 1º turno, parece que ainda manda e desmanda na pasta. Depois de se desentender com Dudu, que o substitui no cargo, o antes aliado foi demitido. Em seguida, quem não o acompanhou no apoio à candidatura de Eli Correa Filho (DEM), como o adjunto Edi Garcia, também acabou exonerado. As vagas foram preenchidas por pessoas que atuaram na campanha do caubói e que agora seguem seus passos. 
 
 
 
Perderam o sono 
 
Profissionais que se acomodaram nos últimos anos, por viverem numa espécie de apêndice do poder, não andam dormindo direito. Principalmente aqueles que apostaram em cavalos perdedores e perceberam, tarde demais, que agora – que eles consideravam azarão – pode vencer.  Diante do quadro adverso, ficam procurando pelo em ovos. Mas, no fundo, buscam um jeitinho de se vender novamente. Para tanto, tentam passar a ideia de que ninguém poderá viver sem eles. Ou seria o contrário? 
 
 
 
Divorciados
 
 
Enquanto o deputado estadual Jorge Wilson (PRB), 4º lugar no 1º turno, decidiu apoiar Guti (PSB), a vice dele de chapa, a ex-vereador Adriana Rifai (PMN), outra que sempre esteve aliada ao PT do prefeito Sebastião Almeida, migrou para Eli Correa Filho. Nesta dividida, o vereador reeleito pelo PRB, João Barbosa, prometeu garantir a Guti o apoio dele dentro da Igreja Universal, onde tem forte influência. 
 
 
 
Apoio de FHC
 
Eli Correia Filho conseguiu um importante apoio nesta semana final de campanha. O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, um dos maiores expoentes do PSDB nacional, gravou um breve vídeo defendendo o voto no democrata. Entre os tucanos guarulhenses, que são Guti desde o início do 2º turno, a declaração não afeta a campanha na cidade, já que FHC nunca se apresentou em Guarulhos nem quando era chefe da nação ou depois que deixou o cargo.  

Posso ajudar?