O ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin apresentou, na manhã desta quinta-feira, 13/12, uma aula magna para alunos do curso de medicina da unidade de Guarulhos da Uninove. Aproximadamente 270 estudantes – entre calouros e estudantes de graduação – assistiram à aula, seja no auditório do campus, no Macedo, seja nas salas de aula, onde a transmissão da palestra ocorreu em tempo real.
Alckmin tem uma experiência de 12 anos na profissão, na Santa Casa de Pindamonhangaba, além de ter ministrado aulas em universidades e cursinhos, antes da carreira política.
A aula abordou diversos assuntos, como as causas da mortalidade no Brasil e em São Paulo, principalmente doenças do coração, câncer, pulmão, tubo digestivo e acidentes de causas externas, além da medicina das emoções como estresse, ansiedade e depressão.
Ao GuarulhosWeb, Alckmin evitou falar de política. Perguntado sobre o choque de realidade que o cotidiano fora do governo garante, limitou-se a elogiar a universidade. “É uma alegria voltar ao magistério. Eu sempre gostei de Medicina e da sala de aula. É muito importante este encontro. Aqui em Guarulhos tem um campus estruturado e há alunos de todos os lugares do Brasil”.
O ex-governador já esteve nos campi da Uninove em Bauru, Mauá, São Bernardo do Campo e, na tarde desta quinta, estará em São Paulo. Alckmin viaja ainda nesta semana para o Marrocos, onde participará de um congresso. Retornando para o Brasil, encerra o ano letivo de 2018, com uma aula para os alunos do campus Osasco.
Segundo a Uninove, o ex-governador dará aulas especiais, e não estará no dia a dia com os alunos. Ele poderá ministrar palestras sobre outros assuntos, como Administração e Gestão. “Quando eu era estudante de medicina visitei a poetiza Cora Coralina. Ela disse que todos nós estamos matriculados na escola da vida, onde o professor é o tempo. Eu acumulei uma experiência e uma visão mais holística da medicina”, falou, sobre o impacto que sua experiência política pode dar para a nova vida de professor e palestrante.