Com visitas temporariamente suspensas e a implantação de medidas de prevenção para evitar o contágio do coronavírus nas unidades prisionais de Guarulhos, a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) informou que o município não registrou casos de presos com a doença.
A SAP informou ainda que as visitas continuam suspensas temporariamente em todos os presídios do estado de São Paulo por determinação judicial. E não há previsão de visitas online no sistema prisional.
A pasta disse que segue as determinações do Centro de Contingência do coronavírus e avalia permanentemente o direcionamento de ações para o enfrentamento do problema.
Uma das medidas, foi a mudança das normas para a entrega de itens aos reeducandos, conhecidas popularmente como “jumbo”. Atualmente, para garantir a segurança dos servidores, presos e familiares, há mais alternativas de tamanho/peso e a remessa de itens é permitida por correspondência para evitar aglomeração de pessoas nas portarias.
Entre as medidas de enfrentamento da doença estão: a suspensão das atividades coletivas; realizada a busca ativa para casos similares ao COVID-19; a limpeza das áreas foi intensificada; a entrada de qualquer pessoa alheia ao corpo funcional foi restringida; foi determinada a quarentena para os presos que entram no sistema prisional; realizado o monitoramento dos grupos de risco; aquisição de termômetros infra vermelho e de oxímetro digital portátil; ampliação na distribuição de produtos de higiene, álcool em gel e sabonete; distribuição de EPIs como máscaras; horários alternados no refeitório e filas com distância mínima de 1,5 m.
Segundo a SAP, nos casos suspeitos entre os presos, o paciente é isolado, permanece em observação para acompanhamento e a evolução do quadro clínico determinará a adoção das providências médicas que o caso exigir.