Após fechamento do pronto atendimento do Hospital de Urgências de Guarulhos (HMU), devido à contaminação por uma bactéria, pacientes que procuram atendimento na Policlinica Paraventi são obrigados a esperar pela triagem em tenda, que foi instalada no local para atender a demanda de dengue.
A Policlinica do Pareaventi é um dos locais procurados pela demanda que não está sendo atendida com o fechamento do PS do HMU desde terça-feira, já que fica em um bairro próximo ao Bom Clima. Na tarde desta quarta-feira (24), cerca de 30 pacientes esperavam na tenda por atendimento sob um frio intenso. Alguns pacientes contaram que já estavam há mais de duas horas aguardando, após passar por triagem.
Uma mulher, de 42 anos revelou o desconforto que estava sentindo. “Hoje está ventando muito e faz frio, nós estamos sem proteção aqui, ninguém procura um médico sem necessidade e ainda precisamos nos expor ao risco de ficar gripados, ou pior a situação”, explicou. Na sala de espera foram colocadas cadeiras especiais para que os pacientes recebam soro e fiquem em observação.
A Secretaria de Saúde de Guarulhos esclareceu que a utilização de tendas na triagem de pacientes da Policlínica Paraventi tem por objetivo melhorar, qualificar e agilizar o atendimento dos pacientes, uma vez que a unidade costumeiramente registra grande demanda. Caso haja necessidade, esta e outras unidades estão devidamente preparadas para atender a demanda do HMU