Os contribuintes que necessitaram fazer algum tipo de consulta no portal da Prefeitura de Guarulhos nos últimos quatro dias não obtiveram êxito. Isso porque o sistema de informação do Governo Municipal estava inoperante e prejudicou a realização de diversos serviços disponíveis, inclusive Transparência Cidadã, que é obrigatório estar no ar para prestar informações sobre a administração. O GuarulhosWeb procurou a Prefeitura para prestar os devidos esclarecimentos sobre o problema, mas não recebeu nenhum tipo de resposta sobre o assunto. Diversas secretarias municipais da Prefeitura também estavam sem acesso à Internet.
Os serviços só voltaram a funcionar em sua totalidade na tarde desta sexta-feira, coincidentemente após o GuarulhosWeb tentar conversar com algum diretor da América Net, empresa responsável pela prestação de serviços tecnológicos da municipalidade, para prestar os devidos esclarecimentos. Assim como a Prefeitura, não houve qualquer resposta. A reportagem apurou que os serviços foram interrompidos por falta de pagamento ao fornecedor.
Ao consultar o portal da Transparência da Prefeitura, tão logo o serviço voltou a ficar disponível, a reportagem constatou como está a relação entre a administração do prefeito Sebastião Almeida (PT) para atendimento tecnológico das secretarias, coordenadorias e também aos prestadores diretos e indiretos do serviço público. É possível encontrar pagamentos realizados para serviços de interligação de unidades da Prefeitura ao dit para acesso a rede corporativa através de links e instalação e até indenizações por atraso em pagamentos, sempre em contratos mantidos com a America Net.
O processo de contratação da América Net se deu por diversas formas, entre elas pregão, licitação e até emergencial. O incidente foi tema de discussão da sessão plenária de quinta-feira, 07, e denunciado pelo vereador Guti (PV). O parlamentar chegou a acessar o site da Prefeitura, projetando na parede sua indisponibilidade de acesso. Em seguida, instigado pelo petista Rômulo Ornellas de que o problema seria com a conexão do celular de Guti, imediatamente ele acessou o GuarulhosWeb mostrando que sua internet estava normal.
A Prefeitura contratou para o exercício de 2015 pouco mais de R$ 15 milhões em serviços de tecnologia, porém, cumpriu com suas obrigações financeiras em menos de 50%. Já a América Net executou quase R$ 10 milhões desse tipo de serviços.
Para se ter uma idéia de como a falta de acesso ao site da Prefeitura prejudica a população, o GuarulhosWeb ouviu o médico e diretor da prestadora de serviços médicos San Marino, Roberto Bastos. "Eu tive um prejuízo muito grande na questão emocional. Isso porque dependo do site da Prefeitura para realizar a emissão de Notas Fiscais da minha empresa. E desde segunda-feira, 04, não conseguia emitir e corria o risco de ficar sem receber pelos serviços que prestei a meus clientes".