Política

Sem período de teste, cidade vai tratar menos de 15% do esgoto

Longe da festa da Prefeitura, a verdadeira realidade de Guarulhos, onde o esgoto corre a céu aberto

Depois de prometer o tratamento de 55% do esgoto da cidade até junho passado, o prefeito Sebastião Almeida (PT) inaugurou nesta segunda-feira, 27, a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Jardim São João – que será responsável por 15% dos serviços de saneamento básico – sem realização da fase de testes prevista. O evento contou com as presenças do ex-prefeito Elói Pietá e dos parlamentares da base governista no Legislativo, além de muitos fogos e show da banda da Guarda Civil Municipal (GCM).

O equipamento instalado no Jardim São João irá beneficiar 195 mil moradores de aproximadamente 15 bairros. A ETE terá capacidade para tratar 200 litros de esgoto por segundo.

Promessas – Com a baixa produtividade do setor, Almeida, mesmo após ter ultrapassado o prazo definido por ele próprio para o começo da unidade desta ETE, se compromete com o tratamento de 73% da rede de esgoto do município até o final de seu mandato em 2012. "Com a inauguração de mais quatro estações, iremos tratar mais de 70% do esgoto", promete.

Presente na solenidade, o ex-prefeito Elói Pietá relembrou a construção do primeiro sistema de tratamento há 65 anos e considera a inauguração da ETE como momento histórico. "É uma dívida que o Poder Público tinha com a população, apesar das dificuldades enfrentadas por administrações anteriores que não tinham verba e nem apoio do Governo Federal para investimentos em saneamento", lembra Pietá.

A cinco dias das eleições, Almeida afirma que não seria possível a construção das estações de tratamento sem o apoio do Governo Federal e critica a postura da oposição em relação aos investimentos em saneamento básico da cidade durante o processo eleitoral. "No governo Lula foram destinados cerca de R$ 318 milhões, fato que não ocorreu durante os oito anos na presidência de Fernando Henrique Cardoso. É preciso que eles (oposição) parem de citar o trabalho do município de forma negativa nestas eleições, já que em administrações locais pouco ou quase nada investiram em saneamento".

O superintendente do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), Marcos Tamai, acredita que as obras estão sendo realizadas dentro do cronograma estabelecido e sem atrasos. No dia 21 de setembro, a assessoria de imprensa da entidade informou que as obras das ETEs estavam em conclusão e sem data prevista para a realização do pré-teste, etapa descartada com a confirmação do início das operações ontem.

Pré-teste – O Guarulhos Hoje, na edição do dia 21, publicou matéria sobre o impasse quanto a previsão para iniciar a fase de pré-teste da Estação de Tratamento de Esgoto, do Jardim São João, conforme divulgado pela assessoria de imprensa do Sistema Autônomo de Água e Esgoto (Saae) – ignorada com o início das operações ontem.

Posso ajudar?