Cidades

Sem previsão de atendimento, Itapegica sofre com buracos nas ruas

Enquanto a Prefeitura de Guarulhos divulga em propagandas de TV algumas de suas operações, como a do Asfalto, durante os festejos dos 455 anos da cidade, a situação nas ruas é bem diferente, principalmente no que se refere a buracos. Este é o caso do Itapegica. Em ruas visitadas pelo GuarulhosWeb nesta quarta-feira, a reportagem constatou a existência de quase 30 buracos – quase crateras com vastas dimensões. De acordo com a Proguaru, a região está fora de seu cronograma de atendimento para os próximos dias.
 
A reportagem constatou que o motorista que trafega tanto na rua Cavadas quanto na Fritz Reimann e Brasileira busca alternativas dentro do espaço compreendido que a via oferece para desviar dos buracos. No entanto, por essas variáveis o mesmo, além de estar propenso a cometer infrações de trânsito, também pode estar colocando em risco a segurança daqueles que circulam por elas. Nestas foram encontrados 32 buracos. 
 
A Prefeitur ainformou que de 2010 a 2012 foi realizada a Operação Asfalto (OPA I), que tratava de pavimentação e recapeamento asfáltico e não de tapa buracos. Naquela ocasião, foram finalizadas 554 ruas. Os serviços de recapeamento e pavimentação beneficiaram mais de 183 mil moradores de diferentes regiões da cidade como Taboão, Presidente Dutra, Cumbica, Centro, Bonsucesso, Recreio São Jorge, Cidade Tupinambá e Jardim Fortaleza. Entretanto, não revelou valores desta prestação de serviço. E o serviço não teve um bom resultado, já que os problemas voltaram pouco tempo depois.
 
Em virtude das constantes reclamações, a Prefeitura lançou durante o 455º aniversário da cidade a Operação Asfalto II (OPA), programa que intensificará os serviços de tapa buracos em toda a cidade. Responsável pela iniciativa, a Proguaru revelou que desde o início do programa, em dezembro, já executou reparos em 3.356 buracos de distintas vias em diversos bairros. 
 
A empresa também ressaltou que a prioridade de OPA II está voltada para restauração de avenidas e corredores de ônibus. Contudo, a Proguaru dentro de seu planejamento confirma a possibilidade de deslocamento para ruas dos bairros para recuperar os buracos provocados por desgaste natural como chuva, tráfego de veículos e ação do tempo. 
 
As equipes já estiveram nos bairros: Cabuçu, Jardim Santa Maria, Centro Expandido, Jardim Silvestre, Jardim Paulista, Jardim Presidente Dutra, na avenida Martins Junior, no Jardim Fortaleza, na avenida Juscelino Kubistchek de Oliveira e Estradas do Capão Bonito e do Sacramento, no Pimentas, no Picanço. Nos próximos dias os trabalhos serão executados no Jardim Rosana, Cidade Seródio, Vila Progresso, Parque Continental e no Parque Mikail. 
 
O investimento no programa gira em torno dos R$6 milhões.
 

Posso ajudar?